Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Luso – 1ª Mostra itinerante del Cinema Portoghese

Início: Fim: Países: Itália, Portugal

Cinema, Eventos

Até ao final de janeiro de 2019, a Luso – 1ª Mostra itinerante del Cinema Portoghese (Luso – Mostra Itinerante do Cinema Português), um festival centrado no novo cinema português, vai projetar cinco filmes e uma sessão de curtas-metragens em mais de 25 cidades italianas.

A LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português é uma iniciativa que resulta da colaboração entre a Associação Il Sorpasso (entidade promotora em Portugal e no Brasil da Festa do Cinema Italiano), e a Slingshot Films, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Embaixada de Portugal em Roma e do Instituto Camões.

As projeções e os encontros decorrerão em cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália, entra as quais o Museu do Cinema de Turim, a Casa del Cinema de Roma e a Cinemateca de Bolonha. Milão, Nápoles, Florença, Bari, Palermo e Trieste, entre outras, serão igualmente cidades de acolhimento desta mostra.

Os filmes que serão apresentados são: "São Jorge", de Marco Martins, "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho; "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira; "Ramiro", de Manuel Mozos; e "Verão Danado", de Pedro Cabeleira.

A estes juntam-se as curtas-metragens "Rapace", de João Nicolau; "Inventário de Natal", de Miguel Gomes; "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos; e "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes.

É garantida também a presença neste evento de realizadores como Marco Martins e Pedro Pinho assim como representantes de instituições nacionais como António Caldeira Pires, coordenador para as artes performativas e cinema da Fundação Calouste Gulbenkian.

A mostra LUSO responde ao interesse que o público italiano tem demonstrado pela produção cinematográfica nacional, avivado pelo sucesso de muitas obras portuguesas nos principais festivais de cinema mundiais, como os Festival de Cinema de Veneza, Locarno ou Berlim.

Imagens: abertura do ciclo de cinema Luso em Roma no passado dia 29 de setembro.