Sábado, 20 de Abril de 2024
Notícias

Lisboa | 5ª edição do programa literário internacional Disquiet

Início: Fim: Países: Portugal, Estados Unidos

Eventos, Literatura

Entre 28 de junho e 10 de julho, Lisboa acolhe a 5ª edição do programa literário internacional Disquiet em que participam cerca de uma centena de escritores norte-americanos.
 
Trata-se de um projeto lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Book (Michigan, Estados Unidos da América) que pretende estimular a criatividade mediante a quebra das rotinas e a imersão numa cultura estrangeira, resultando o enriquecimento mútuo das/dos participantes.
 
O Disquiet conta com a colaboração em Portugal do Centro Nacional de Cultura (CNC) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Durante duas semanas, escritoras/es consagradas/os dos EUA ou apenas amadores, alguns deles luso-descendentes, participarão numa universidade de verão em que entrarão em contacto com as culturas lusófonas. Assim, visitarão e conhecerão diversas instituições e espaços representativos  e terão a oportunidade de conviver com personalidades das letras portuguesas.
 
No programa deste ano participam como convidadas/os nomes como Teolinda Gersão, José Luís Peixoto, João Tordo, Pedro Mexia, Richard Zenith, Afonso Cruz, Patrícia Portela, Jacinto Lucas Pires ou Rui Vieira Nery e, da parte norte-americana,  Mary Gaitskill, Eileen Miles, Leslie Jamison, Katherine Vaz, Charles Bock, Phil Lamarche ou Arthur Flowers.
 
Algumas das sessões do programa Disquiet 2015 são de entrada livre.

 
Apoio: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, Governo Regional dos Açores e Secretaria de Estado da Cultura.
 
Programa: ver documento adjunto.
 
Mais informação: http://disquietinternational.org
 
Imagens: Frederic Guillory | Oona Patrick
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas