Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Lendas e outras Memórias de Monchique - Café com Letras

Início: Fim: Países: Portugal

Divulgação, Cultura

Inserida na sua estratégia de valorização, promoção e reforço da divulgação das Artes e das Letras na região, a Direção Regional da Cultura do Algarve (DRCAlg), em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e com a FNAC de Faro, vai criar um novo espaço de promoção das letras do Algarve. O primeiro encontro é no dia 4 de setembro, às 18h00, na FNAC do Fórum Algarve, e resulta da 1ª edição assumida pela DRCAlg, Lendas e outras Memórias de Monchique, no âmbito do regulamento de apoio a obras temáticas, que identifica como preocupação central “contribuir para o conhecimento e maior divulgação da história e da identidade regional”.

O trabalho é da autoria de Cláudia Diogo e decorre da investigação e dissertação desenvolvida no âmbito do seu mestrado, tendo se revelado um estudo académico de grande valor e coerência técnica. A autora aceitou o desafio de rever integralmente o seu trabalho tendo em vista alcançar um público de leitores mais abrangente, sem, contudo, lhe retirar a vertente de cuidado científico colocado na investigação.

O património oral, as lendas e memórias de Monchique tornam-se assim acessíveis a um mais largo leque de interessados. Este registo de sabedoria e tradição popular é fundamental, pois sedimenta uma identidade e memória coletiva, ao mesmo tempo que permite que se estabeleçam diálogos intergeracionais, se transmita conhecimento e se valorize um património cultural imaterial do interior do Algarve.

O café é, normalmente, servido quente, e considerado um estimulante. Assim, também estes encontros que se pretendem quentes e vivos (de inverno ou de verão!), para animar os fins de tarde, que terão lugar nas primeiras sextas de cada mês, sempre às 18h00, no novo espaço que a FNAC criou em Faro e no qual tem procurado estabelecer uma relação próxima com a comunidade. Este projeto, que resulta de uma associação entre as três entidades, conta com a participação da população, em geral, e da académica, em particular, que se deseja culturalmente envolvida e participativa.

Ficam prometidas conversas vivas e entusiastas em torno de livros, da leitura, do presente e do passado, da música, do cinema, das artes, enfim, da cultura.

Informações:
Tel.: 289 800 100/900 Fax: 289 800 061