Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Imaginário e cultura serão temas da Aula Magna de Letras da Feevale

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura, Cultura, Eventos

No dia 12 de setembro, sexta-feira, acontecerá a Aula Magna do curso de Letras da Universidade Feevale. O evento, que será aberto ao público, terá início às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus I.
 
A palestra terá como tema Imaginário e Cultura, em parceria com o mestrado acadêmico em Processos e Manifestações Culturais da Instituição. A ministrante será a professora Ana Maria Lisboa, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e membra associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.
 
Ana Maria Lisboa de Mello possui Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1972), Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l' Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq; na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004), com bolsa da CAPES; na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. Lecionou na UFG e UnB como professora concursada no período de 1991 a 1994. Foi professora da UFRGS, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Letras de agosto de 1994 a junho de 2007, tendo orientado teses de doutorado até janeiro de 2012 na condição de professora-colaboradora. Coordenou o GT Teoria do texto Poético da ANPOLL, do qual foi membro de 1992 a 2012 e, atualmente, coordena o GT Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. É membro associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias/ CLEPUL, da Universidade de Lisboa e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones/CREPAL da Université de la Sorbonne Nouvelle/ CREPAL. É professora da PUCRS no ensino de graduação e de pós-graduação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS de 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, narrativa, teorias e críticas do imaginário.
 
Feevale
Currículo Lattes
Cristina Gehlen: Sala de Aula; licença CC BY-NC 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas