Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Notícias

Fundação Calouste Gulbenkian reforça parceira com a Universidade de Cabo Verde

Países: Cabo Verde, Portugal

Ensino Superior, Cooperação Internacional

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Cabo Verde assinaram na quarta-feira, dia 21 de outubro, em Lisboa, o II Contrato Programa que visa formar e qualificar quadros superiores em áreas consideradas prioritárias pelo Governo Cabo-Verdiano na sua Estratégia de crescimento e redução da pobreza, lançada em 2014.
 
A Fundação Calouste Gulbenkian é parceira da Universidade de Cabo Verde desde o seu nascimento, em 2006. As instituições assinaram nessa data o primeiro Contrato Programa que visou o apoio a missões de assistência técnica ligadas ao modelo de Bolonha, o lançamento do mestrado em Ensino do Português como língua segunda, do mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, do mestrado em Energias Renováveis, quatro edições do programa de Pós-graduação e mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica e duas edições de mestrado em Didática das Línguas, na metodologia de blended learning. A cooperação com a Fundação permitiu ainda o apetrechamento da biblioteca, bolsas de estudo e o apoio a projetos de investigação e deslocações de professores para a participação em conferências.
 
O II Contrato Programa tem três grandes objetivos:
 
1. o lançamento do doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, área considerada prioritária e que permitirá aumentar o nível de formação de quadros do corpo docente, bem como a formação e aquisição de competências por parte de técnicos dos ministérios e de instituições ligadas ao Estado e ao setor ambiental. Segundo a Reitora da UniCV, Prof.ª Judite de Nascimento, neste nível de ensino a formação doutoral tem um “efeito multiplicador” que vai gerar “enorme impacto”.
 
2. cursos de especialização em Engenharia Civil, outra das “prioridades nacionais do governo cabo-verdiano”.
 
3. o Sistema de Gestão Global Integrado – Gestão da qualidade e modelo de avaliação. Trata-se de outros dos objetivos para os próximos dois anos. A Reitora espera que esteja montado todo o sistema de gestão integrada, o que vai permitir a automatização de processos e procedimentos internos, de modo transversal a toda a academia.
 
Para a Administradora da FCG, Dra. Isabel Mota, com este II Contrato Programa estamos a formar quadros muito qualificados nos domínios escolhidos pelo programa de desenvolvimento de Cabo Verde, fundamental para o seu progresso e luta contra o desemprego e a criar condições para que o investimento que é feito nas pessoas, fique na instituição e no país, algo considerado fundamental em qualquer processo de desenvolvimento.
 
De acordo com a Reitora, só atualmente é possível medir o impacto dos primeiros financiamentos feitos não só pela Fundação Calouste Gulbenkian, como pelo governo português e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. “Não conseguimos medir mas sabemos que um dos grandes mecenas de bolsas de mestrado e doutoramento foi a Fundação Calouste Gulbenkian.”

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas