Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Notícias

FGV inaugura Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais

Início: Fim: Países: Brasil

Educação

Claudia Costin e Rafael Parente lançam Centro de Excelência da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Universidade de Harvard e o Brookings Institute.

No dia 28 de novembro, será inaugurado o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV-Rio. O evento será realizado no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, às 15 horas.

Sob a direção de Cláudia Costin e Rafael Parente, o CEIPE será um centro de pesquisa e implementação de políticas educacionais inovadoras e efetivas, com o objetivo de gerar ganhos sustentáveis de aprendizagem para crianças e jovens brasileiros. Ele funcionará dentro da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da FGV-Rio e terá como foco: a formação de professores, a qualificação da primeira infância, equidade e personalização dos processos de aprendizagem.

"O Centro é uma iniciativa importante diante da realidade brasileira, em que a melhoria do nosso sistema educacional vem acontecendo de forma muito lenta e desigual. Ele surge, entre outras coisas, para promover a aceleração e a transformação positiva de sistemas educacionais no Brasil”, explica Cláudia Costin, diretora-presidente do CEIPE.

Para tanto, o CEIPE vai auxiliar na idealização, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais inovadoras em áreas prioritárias, como a formação de professores e gestores da educação.

“Queremos assessorar no desenho e implementação de políticas efetivas que consigam qualificar e garantir o desenvolvimento pleno das crianças e o direito à educação de qualidade”, destaca Rafael Parente.

Cláudia Costin, que ainda atua como professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, enfatiza que os maiores problemas da educação brasileira são a falta de qualidade e de equidade. “Em todas as avaliações oficiais, nacionais e internacionais, nossos resultados são preocupantes. O Brasil figura, em todas as edições, nas últimas colocações do PISA - a avaliação internacional mais respeitada no mundo”, aponta.

Segundo dados do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), menos de 10% dos jovens que concluem o ciclo de educação básica e obrigatória no Brasil adquirem os conhecimentos e desenvolvem as competências e habilidades mínimas necessárias para a vida de cidadãos brasileiros.  Estados e cidades obtêm resultados muito diferentes, e o status socioeconômico, a etnia e a escolarização da família do jovem exercem grande influência em seu aprendizado.

Para Rafael Parente, a escola deveria ser capaz de neutralizar estas influências e o CEIPE vem com o desafio de propor ações e políticas inovadoras, que garantam uma transformação acelerada dessa realidade. “Ela (a escola) deveria garantir que todos os jovens brasileiros terminassem a educação básica com um conjunto mínimo de conhecimentos, habilidades e competências, como interpretar notícias e textos escritos, descobrir os juros embutidos em prestações, como trabalhar em equipe, ou formular e testar hipóteses”, elenca.
 

Publicações

Durante o evento do dia 28, CEIPE e parceiros também lançarão três publicações de grande relevância para a área:

Por uma Nova Formação Continuada: descrição das melhores práticas de programas de formação continuada no Brasil e no mundo. Parceria com Learning First, Instituto Tellus, entre outros;
Ensinar e Aprender no Século XXI: versão brasileira da última publicação de Fernando Reimers;
Millions Learning: Ampliando a escala da educação de qualidade em países em desenvolvimento. Publicação produzida em parceria com Brookings Institute, importante centro de pesquisa localizado em Washington.

 

Lançamento do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE)
28 de novembro de 2016 às 15 horas
Palácio da Cidade do Rio de Janeiro
Rua São Clemente, 360. Botafogo, Rio de Janeiro-RJ.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas