Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Festival Primavera do Cine em Vigo

Início: Fim: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Cinema, Comunicação

A organização do «Festival Primavera do Cine» divulga a abertura do concurso para a quinta edição do evento, que terá lugar na cidade de Vigo, na Galiza, entre os dias 23 e 29 de maio de 2016.

O diretor do festival, Juan de Castro, e o assistente de direção, Alfonso Castanho, convocaram a imprensa na Galeria Sargadelos dessa cidade para anunciar a abertura do período de candidaturas para receção dos dossieres audiovisuais. Nesta edição, em que o festival reforça a sua colaboração com o Instituto Camões e o Ministério da Cultura de Portugal para ampliar sedes e facilitar a participação de autores portugueses, a lusofonia entra a fazer parte da seleção oficial a concurso.

São elegíveis as obras audiovisuais realizadas em qualquer um dos países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como as realizadas por galegos ou na Galiza, nas categorias seguintes:

. Longa-metragem galega (ficção, não ficção ou animação). Duração maior de 30 minutos;
. Curta-metragem galega (ficção, não ficção ou animação). Duração menor de 30 minutos;
. Longa-metragem lusófona (ficção, documentário ou animação). Duração maior de 30 minutos;
. Curta-metragem lusófona (ficção, documentário ou animação). Duração menor de 30 minutos.

As pessoas interessadas podem enviar suas criações até ao dia 17 de março.

O assistente de direção, Alfonso Castanho, anunciou ainda a realização de uma nova aula magistral, após a dada pelo roteirista Tirso Calero na quarta edição. «Queremos ter um representante da cinematografia portuguesa dos últimos anos», frisou Castanho para em seguida anunciar uma outra novidade: «Vamos fazer uma retrospetiva do documentário galego do século XX, com peças ligadas à Galiza e realizadas por galegos».

Mais informações: http://www.primaveradocine.com/