Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Notícias

Exposição bibliográfica sobre Eça de Queirós na Biblioteca Pública de Braga

Início: Fim: Países: Portugal

Divulgação, Literatura, Eventos

Exposição bibliográfica sobre o escritor Eça de Queirós (1845-1900) de 13 de julho a 4 de setembro no átrio da Biblioteca Pública de Braga (BPB), sita na Praça do Município. Entrada livre todos os dias úteis, das 9h00-13h00 e 14h00-18h00, salvo de 10 a 21 de agosto. Mostra com centena e meia de documentos em seis escaparates, incluindo obras incontornáveis do autor (como "Os Maias", "O Crime do Padre Amaro" ou "A Cidade e as Serras"), além de livros que prefaciou, traduções, biografias, atas de congressos evocativos, referências enciclopédicas e publicações na imprensa.
 
Contextualização
 
Por ocasião do 115º aniversário do desaparecimento de Eça de Queirós, considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, a Biblioteca Pública de Braga promoveu uma exposição com algumas das suas obras mais significativas. Com cariz essencialmente bibliográfico e documental, a exposição, estruturada em torno de vários núcleos temáticos, reuniu um conjunto de obras suas, livros em coautoria, obras traduzidas, biografias e estudos sobre o autor, bem como um conjunto de publicações periódicas alusivas aos mais importantes momentos da sua vida e obra.
 
O primeiro e principal escritor realista português consagra o fundamental da sua vida literária, entre meados dos anos 70 e meados dos anos 80, à escrita, publicação e revisão de romances, de que são referencia "O crime do Padre Amaro" (com três versões distintas em 1875, 1876 e 1800), "O Primo Basílio" (1878), "A Relíquia" (1887), e "Os Maias" (1888). Notabilizou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e linguagem, nomeadamente pelo realismo descritivo e pela crítica social constantes nos seus romances. A sua extensa produção literária não se limitou ao romance, estendendo-se ao conto e à colaboração em publicações periódicas ou de circunstância (jornais, revistas, almanaques), tendo mantido uma regular atividade de cronista.
 
Contactos:
 
Biblioteca Pública de Braga (BPB)
Universidade do Minho
Largo do Paço
4704-553 Braga
Telefone: 253 601 135
EMail: sec-bpb@bpb.uminho.pt
URL: http://www.bpb.uminho.pt
Responsável: Diretor de Serviços - Dr. Elísio Silva Maia Araújo
 
 
"Eca de Queiros" | Joseolgon / CC BY 3.0 via Wikimedia Commons.


Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas