Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Elaboração do Atlas Linguístico de Angola

Países: Angola

Linguística

Técnicos angolanos vão produzir o Atlas Linguístico de Angola, estando já a ser formados para o efeito por uma investigadora norte-americana, informou o diretor do Instituto de Línguas Nacionais.
 
José Domingos Pedro referiu que este grupo viaja na próxima terça-feira para a província do Uíje, para dar continuidade aos trabalhos de formação e recolha de elementos, igualmente realizados em Cabinda, Cuanza Sul, Huíla e Cunene.
 
Um despacho do Ministério da Cultura de Angola autoriza a contratação de investigadores nacionais e estrangeiros para a elaboração do Atlas Linguístico de Angola. Este insere-se no Projeto de Investigação sobre o “Mapeamento Linguístico de Angola”, previsto no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.
 
De acordo com José Domingos Pedro, o país não tem especialistas de mapeamento linguístico, havendo necessidade de se recorrer a investigadores estrangeiros para apurar quantas línguas existem e o número de variantes.
 
“Este trabalho visa ajudar sobretudo o Ministério da Educação na política de inserção das línguas nacionais no ensino, agora mais fácil com o resultado do censo populacional”, frisou.
 
O português é a língua oficial de Angola, mas existem ainda quase duas dezenas de línguas nacionais, estando já oficializadas seis, casos do umbundu, kimbundu, kikongo, tchokwe, oxikwanhama e mbunda.
 
Além destas, o nganguela, oxiherero, nyaneka e várias outras aguardam pela atribuição do mesmo estatuto, de línguas nacionais.
 
IILP

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas