Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Desenvolvimento da parceria entre a RTP e a CRTVG

Países: Galiza, Portugal

Educação, Media, Comunicação

Em virtude do acordo de cooperação assinado em março de 2013 entre a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) e a Companhia de Rádio/Televisão da Galiza (CRTVG), no dia 3 de janeiro de 2015 foi emitido em simultâneo nas duas estações públicas de Portugal e Galiza o programa «Aqui Portugal. Especial sem fronteiras».
 
Desde que foi formalizada esta parceria entre as estações públicas de televisão de Portugal e Galiza, durante a celebração do Congresso Anual da Associação Europeia de Televisões Regionais ― CIRCOM, realizado sob o tema «The Way Forward» em Santiago de Compostela, esta é a segunda ocasião em que as duas estações de televisão pública realizam um programa em direto e em conjunto. A primeira destas experiências de cooperação entre os dois canais aconteceu no dia 6 de setembro de 2014 em outra cidade galega, em Ourense, e foi emitido através dos primeiros canais terrestres de ambos os países e pela RTP Internacional ―o primeiro canal televisivo global em língua portuguesa― assim como pelos canais internacionais TVG Europa e TVG América.
 
A primeira emissão obteve 19,9% de share em Portugal e 9,1% na Galiza. A audiência televisiva desta segunda emissão teve um importante impacte em Portugal: 2,5 milhões de pessoas entraram em contato com a emissão. O share foi de 16,3% e uma audiência média foi de 494.000 pessoas. Na Galiza, «Aqui Portugal» atingiu uma audiência acumulada de 303.000 pessoas, um share de 8,3% e uma audiência média de 51.000 pessoas.
 
A colaboração entre os meios de comunicação públicos dos dois países é contemplada ainda na «Lei 1/2014 de 24 de março para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia», aprovada em março de 2014 pelo Parlamento da Galiza e em vigor desde o dia 9 de abril de 2014. Entre os elementos da lei estão, além do ensino do português na Galiza, favorecer o intercâmbio recíproco das emissões de radiotelevisões dos dois territórios e o reconhecimento do domínio do português no acesso à função pública, entre outros.
 
Lei 1/2014 de 24 de março para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia
 
A proposta de lei foi desenvolvida durante o ano de 2012 pela comissão promotora da Iniciativa Legislativa Popular (ILP) «Valentín Paz-Andrade», subscrita por mais de 17 mil pessoas e aprovada unanimemente pelo Parlamento da Galiza. A iniciativa nasceu com a vocação de promover uma série de medidas para facilitar o acesso dos galegos ao universo de língua portuguesa e um maior relacionamento com a Lusofonia em diversas vertentes, nomeadamente na cultural.
 
A preparação deste documento resultou da atribuição em 2012 do Dia das Letras Galegas ao escritor, jurista e empresário Valentín Paz-Andrade (1898-1987), que dá nome à iniciativa popular. Paz-Andrade foi vice-presidente da Comissão Galega do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, possibilitando a participação da Galiza nas reuniões para o acordo ortográfico da língua portuguesa que decorreram no Rio de Janeiro (1986) e em Lisboa (1990).
 
Desde que a ILP "Valentín Paz Andrade" foi substanciada nesta Lei 1/2014 de 24 de março, 8 centros de ensino novos (32 no total) integraram o português nos planos formativos, atingindo 861 estudantes no ensino básico e secundário. O Governo Galego, representado pelo secretário-geral de Política Linguística, Valentín García Gómez, esteve também presente na Conferência «Perspetivas da Língua Portuguesa» organizada pela CPLP e a Universidade do Minho, em Braga, no dia 9 de outubro de 2014.
 
Mais informações:
 
http://conference.circom-regional.eu/
http://www.crtvg.es/informativos/os-directores-da-crtvg-e-da-rtp-asinan-un-convenio-de-colaboracion-583701
http://www.crtvg.es/crtvg/crtvgviva/aqui-galicia-rtp
http://www.crtvg.es/crtvg/crtvgviva/aqui-portugal-o-segundo-programa-de-colaboracion-rtp-tvg-emitirase-desde-vigo-o-vindeiro-sabado-3-de-xaneiro
http://www.crtvg.es/crtvg/crtvgviva/aqui-portugal-en-vigo
http://www.crtvg.es/tvg/a-carta/especial-sem-fronteiras-desde-vigo
 
fotos: CRTVG ― Emissão do programa Aqui Portugal | Alfonso Sánchez Izquierdo (CRTVG) e Alberto da Ponte (RTP): assinatura do acordo de colaboração.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas