Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Criação da Associação Brasileira de Estudos Africanos

Países: Brasil

Estudos Africanos

Durante o Encontro Nacional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) em Natal, realizado em Julho de 2013, foi proposta a criação de uma Associação de Estudos Africanos de caráter nacional, que abrigasse pesquisadores, docentes e interessados em geral de todas as áreas e disciplinas, no escopo de contribuir para a ampliação e consolidação do campo dos Estudos Africanos no Brasil. Naquele momento, ficou definido que o encontro para essa efetivação dar-se-ia durante o III Encontro Internacional de Estudos Africanos da UFF (Niterói/RJ), que se realizou entre os dias 15 e 19 de setembro do corrente ano, com a presença dos participantes do evento, público e demais interessados.

Sendo assim, em 19 de setembro de 2014, foram aprovados os Estatutos e eleita a primeira diretoria da Associação Brasileira de Estudos Africanos– ABE-ÁFRICA, que será presidida pela professora Cristina Wissenbach da Universidade de São Paulo. Fica estabelecido em seus estatutos que a ABE-ÁFRICA será uma associação profissional independente, sem fins lucrativos, aberta a todos os estudiosos sobre África, histórias, culturas e experiências africanas, a partir de quaisquer disciplinas acadêmicas e/ou interesses profissionais, e que terá sede e foro na Universidade de São Paulo, onde funcionará a sua Secretaria Administrativa.

Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Africanos - ABE-ÁFRICA
Presidente – Maria Cristina Cortez Wissenbach (USP)
Vice – Luena Pereira (UFRRJ)
Secretário: Alexandre Ribeiro (UFF)