Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Constituição da ABRE - Associação de Brasilianistas na Europa

Países: França

Estudos Brasileiros

Em Leiden, nos dias 30 de maio a 1º de junho de 2017, realizou-se o 1º Congresso da ABRE, Associação de Brasilianistas na Europa. Esse Congresso, cuja tema foi “O Brasil na Europa”, contou com a participação de colegas de dez países europeus, de várias universidades federais e estaduais do Brasil e dos Estados Unidos. No dia 31 de maio, na Assembleia Geral, a ABRE foi formalmente fundada. Nessa Assembleia foram nomeados dois membros honorários, Professor Leslie Bethell, um dos grandes brasilianistas da Europa, e o Embaixador José Viegas Filho, que tinha começado em 2007 atividades em prol do estabelecimento de uma rede de brasilianistas. Também contamos com a presença de James N. Green, Diretor Executivo do Secretariado da BRASA (Associação de Estudos Brasileiros dos EUA).

O próximo Congresso da ABRE realizar-se-á em Paris, nos dias 16 a 18 de outubro de 2019. A organização está sob a responsabilidade da vice-presidente da associação, Mônica Raisa Schpun, do Centre de recherches sur le Brésil colonial et contemporain da École des hautes études en sciences sociales (CRBC-EHESS). Temos a certeza de que será um belíssimo evento, onde esperamos poder cumprimentar muitos colegas, europeus e outros.

A Europa tem uma forte tradição em estudos brasileiros, assim como em pesquisas científicas ou colaborações profissionais que estão de alguma forma conectadas com o Brasil. As disciplinas trabalhadas na Europa são as mais diversas: história, antropologia, sociologia, linguística, política, economia, astronomia, biologia, química, arquitetura, entre outras. A ABRE tem como objetivo oferecer um fórum transdisciplinar para o intercâmbio, a difusão e a comunicação entre estudantes e profissionais interessados pelo Brasil. Destina-se àqueles que realizam pesquisas ou algum outro tipo de colaboração relacionada a esse país.

Os sócios devem fazer parte (permanente ou temporariamente) de instituições universitárias europeias de ensino e pesquisa em qualquer área do conhecimento. Trata-se, também, de um espaço de difusão de eventos, publicações e outras atividades relativas ao Brasil.

Para divulgar notícias que julgarem de interesse para sócios da ABRE e outros brasilianistas, pedimos que informem a Diretora para comunicação da associação: Sónia Ferreira (CRIA/FCSH-NOVA; URMIS-Paris 7), cujo e-mail é: abre.divulgacao@gmail.com.

Os outros  colegas do Comitê Executivo são:

• Secretária: Sofia Venturoli (Università degli Studi di Torino)
  • Tesoureiro: Georg Wink (University of Copenhagen)
  • Diretor executivo para financiamentos: Vinicius de Carvalho (King’s College, Londres)

O Comitê Executivo da ABRE espera poder contar  com  o apoio imprescindível dos brasilianistas na Europa para trabalhar pelo fortalecimento da associação.

Fonte: BRASA