Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Notícias

Ciclo Portugal - Galiza: Cenários para um encontro

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal

Cultura, Eventos

O Ciclo Portugal-Galiza: Cenários para um encontro decorre entre o 12 de maio e 2 de junho de 2015 no Teatro Nacional D. Maria II de Lisboa. O evento é composto por um espetáculo produzido conjuntamente, por um mês de programação galega em Lisboa, por um debate no âmbito dos Encontros Garrett e por um projeto de cooperação entre as três escolas nacionais de Teatro.
 
A programação do evento é iniciada no dia 12 de maio por uma mesa-redonda em que reconhecidos especialistas irão debater sobre as cumplicidades, o relacionamento e a interação entre a cultura galega e portuguesa.
 
O ciclo enquadra-se no âmbito da estreia da versão portuguesa da obra de Roberto Bolaño Vidal Sax tenor.
 
Ciclo Portugal - Galiza: Cenários para um encontro
12 MAI 2015 | 19 MAI 2015 | 26 MAI 2015 | 2 JUN 2015
Teatro Nacional D. Maria II | Salão Nobre
Entrada Livre | 19h

 
Programa
 
12 MAI - Galicia e Portugal, culturas em diálogo (debate)
As cumplicidades, relações e interações entre as culturas portuguesa e galega, unidas por sólidos vínculos históricos, serão objeto de análise nesta mesa redonda que contará com a participação de reconhecidos especialistas dos panoramas culturais dos dois territórios.
 
O diretor da Axencia Galega das Industrias Culturais Jacobo Sutil Nesta, a vice-presidente do Consello da Cultura Galega, Rosario Álvarez Blanco, o diretor do Jornal de Letras, José Carlos Vasconcelos e o diretor do Instituto Cervantes de Lisboa, Javier Rioyo, participam neste debate moderado por Samuel Rego, subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural.
 
19 MAI - Vozes partilhadas (recital)
As letras galegas e portuguesas unem-se neste recital poético através das vozes partilhadas de quatro reconhecidas escritoras do panorama literário atual, Maria João Cantinho, Eva Veiga, Yolanda Castaño e Alba Cid. Apoiadas na força e no sentimento da sua palavra, propõem uma singular viagem literária que percorrerá as pontes que unem Galiza e Portugal.
 
O percurso pelos laços culturais que mantêm os dois territórios continuará na voz do cantor, músico e compositor Xoán Curiel, um dos valores atuais da cultura galega. Acompanhado pelo artista brasileiro Sérgio Tannus, à viola caipira, ao cavaquinho e à guitarra elétrica, apresentará alguns dos temas que formaram parte do seu novo trabalho discográfico: Estou lá.
 
26 MAI - Exibição do Filme: "Doentes" (o teatro galego na ficção cinematográfica)
O velho Hospital Real, em Santiago de Compostela, é desalojado para ser transformado num hotel de luxo. Correm os anos 50 na Galiza e na rua circulam doentes, pobres e peregrinos perpétuos. Assim arranca Doentes, um filme de Gustavo Balza protagonizado pelos atores galegos Xosé Manuel Olveira Pico e por Antonio Durán Morris, produzido no ano de 2011 a partir do texto do dramaturgo Roberto Vidal Bolaño.
 
A projeção do filme será antecedida por uma apresentação do diretor do Centro Dramático Galego, Manuel Guede, que partilhará com o público a sua visão particular sobre a singularidade da obra de Vidal Bolaño, referência indiscutível do panorama teatral galego.
 
2 JUN | Encontros Garrett - Exercício VIII: A Corrida aos oceanos
Cem anos depois da eclosão da I Guerra Mundial, num paralelismo insólito, assistimos agora também a uma competição pelos recursos globais. A História não se repete. Mas ensina a expandir a experiência do ser humano, ao revelar o leque de possibilidades dos comportamentos do Homem.
 
A Corrida aos oceanos estará em debate nos Encontros Garrett, com os professores Mário Ruivo e Nuno Lourenço, o subdiretor-geral de Investigação e Apoio Científico-Técnico da Direcão-geral de Desenvolvimento Pesqueiro da Xunta de Galicia, Jose Morales Vila, o Secretário-geral do Mar da Xunta de Galicia, Juan Carlos Maneiro, e o Diretor-Geral de Política do Mar, João Fonseca Ribeiro (a confirmar). A moderação será da responsabilidade da jornalista Teresa Firmino.
 
Mais informações: http://www.teatro-dmaria.pt/pt/eventos/detalhe.php?id=758

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas