Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Notícias

Cabo Verde participa em programa ibero-americano de mobilidade académica

Início: Fim: Países: Cabo Verde, México

Eventos

Cabo Verde vai participar como país convidado, na cidade de Vera Cruz (México), no programa de mobilidade académica dos estados ibero-americanos, que visa mobilizar 200 mil universitários entre 2015 e 2020.
 
O ministro cabo-verdiano do Ensino Superior e Ciência, António Correia e Silva, disse que Cabo Verde foi convidado para participar no evento, que terá lugar no próximo dia 27, pelo Brasil, país que assumirá a presidência da organização durante o encontro no México, e o arquipélago deve passar a ser também membro associado do programa.
 
Correia e Silva assegurou que, deste modo, Cabo Verde vai associar-se a uma "grande família" ligada ao setor da ciência e do ensino superior, pelo que poderá beneficiar de programas de mobilidade entre países Ibero-americanos. Segundo ele, as instituições de ensino superior cabo-verdianas passarão a ter mais programas de mobilidade, o que permite a a sua internacionalidade necessária de modo a dar o salto qualitativo. Considera ainda que Cabo Verde tem todas as condições e afinidades culturais para participar neste programa.
 
O ministro do Ensino Superior e Ciência também disse acreditar que as universidades cabo-verdianas irão explorar essas ocasiões para que possam ter novas oportunidades de mobilização e troca de materiais didáticos, científicos e pedagógicos.
 
O programa ibero-americano de mobilidade académica foi um dos fatos relevantes do III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014, em que a Secretária Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan, anunciou o compromisso de trabalhar nesta proposta perante a próxima Cúpula Ibero-americana; e que terá um avanço com o lançamento, em colaboração com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Projeto Paulo Freire, dedicado especificamente a estudantes e professores de educação.
 
Portugal Digital
"OEI map" by Applysense - Image:BlankMap-World6.svg, membership information from w:en:Organization of Ibero-American States#Member states. Licensed under Public domain via Wikimedia Commons.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas