Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

Apresentação de resultados do estudo Os Portugueses e o 25 de Abril

Início: Países: Portugal

Ciências Sociais

A apresentação dos resultados do estudo "Os Portugueses e o 25 de abril" será no dia 19 de abril, a partir das 15h na Fundação Calouste Gulbenkian.

O estudo foi realizado por uma equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, coordenada por Pedro Magalhães, em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, o Expresso e a Sic.

Com base num inquérito a uma amostra representativa da população adulta portuguesa com cerca de 1200 inquiridos, o estudo procurou saber a forma como os portugueses percecionam o 25 de Abril. A par do lugar do 25 de Abril como facto histórico, o estudo aborda temas como as atitudes em relação ao regime anterior, ao 25 de abril e à a democracia; o grau de conhecimento sobre figuras políticas e militares da época; as opiniões sobre a Constituição Portuguesa; e as perceções sobre os aspetos da vida em Portugal que mais melhoraram ou pioraram nos últimos 50 anos.

A sessão terá início pelas 15h, com intervenções de António Feijó, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Após a apresentação de resultados pela equipa do projeto, o encerramento contará com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.