Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Acervo de Herberto Helder disponível para consulta na Universidade do Porto

Países: Portugal

Acervos Documentais, Literatura

Os textos dispersos de Herberto Helder, entre os quais alguns inéditos, estão disponíveis para consulta na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A viúva do poeta – falecido a 23 de março de 2015 – autorizou a digitalização do acervo, um trabalho dirigido pela Faculdade de Letras e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. A digitalização está concluída e é possível consultar os textos deixados em vários cadernos, escritos dispersos e até uma recolha de quadras populares sobre as bordadeiras do Monte, freguesia do Funchal de onde era natural o pai do poeta.

A informação sobre a abertura do acervo para consulta – cuja gestão é da Faculdade de Letras do Porto – foi avançada ao Expresso por Diana Pimentel, professora da Universidade da Madeira e presidente da comissão organizadora do congresso internacional sobre Herberto Helder, encontro que juntará no Funchal, entre 21 e 23 de novembro, especialistas portugueses, brasileiros e franceses. O Congresso Internacional Herberto Helder – uma vida inteira para fundar um poema é o primeiro encontro desta natureza a realizar-se em Portugal. Em 2013, teve lugar um colóquio internacional sobre o poeta, mas na Sorbonne, em França.


Execução dos trabalhos de digitallização do acervo de Herberto Helder por Mariana Vieira Pinto, sob coordenação de Fernanda Ribeiro, Diretora e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

Responsável pela consulta do Espólio: João Emanuel Cabral Leite, através dos Serviços de Documentação e de Informação, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


Confira a notícia na íntegra no Expresso.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas