Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Investigação/projetos

WORKS – O trabalho no ecrã

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, Investigação

Ao longo do ano de 2015, a Cinemateca Portuguesa apresentará mensalmente uma sessão dedicada à investigação que, no âmbito do projeto WORKS, tem incidido sobre a imagem do trabalho no cinema.
 
WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema, é um projeto em curso, financiado pela FCT, que está a ser desenvolvido no CIES-IUL, em parceria com o CRIA e o CECL-UNL. É conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas.
 
A investigação incluiu já o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca ― longas-metragens de ficção, documentários, filmes de encomenda e filmes industriais e utilitários ― com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX.
 
Numa época em que a ideia de trabalho sofre alterações rápidas e profundas, nomeadamente ao nível do valor que lhe é atribuído, simbólica e monetariamente, esta rubrica de programação propõe-se suscitar uma reflexão sobre as várias formas de filmar o trabalho – quem filma, o que é filmado e o que é dito sobre quem trabalha – pondo em diálogo grande variedade de géneros e registos cinematográficos.
 
Neste programa inicial são dados a ver alguns filmes e documentos históricos sobre a cidade do Barreiro e a CUF, e ainda imagens mais recentes em que é registada uma visita à fábrica por parte de trabalhadores daquela empresa.
 
O ciclo tem início no dia 28 de janeiro, às 18h30 na Cinemateca Portuguesa, com uma sessão apresentada pela equipa de investigação responsável pelo Projeto WORKS, e comentada por Orlando Santos e Leal da Silva.
 
Serão apresentados os seguintes filmes:
 
A visita oficial ao Barreiro, 1933, 8', autor não identificado.
Criando Fontes de Trabalho, 1961, 24', João Mendes.
A oliveira e a pirite, 1965, 19', Jean Leduc.
Visita à fábrica: a Quimigal-DPEQ em 1989, 1989, 16', Orlando Santos e António Ferreira.
 
Mais informações em www.cinemateca.pt ou através do endereço workscies@gmail.com.
 
 
CIES/IUL

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas