Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Website da revista Seara Nova na Colecção Revistas de Ideias e Cultura

Países: Portugal

Literatura, Revistas

Já está disponível o website da revista Seara Nova, uma publicação do Seminário Livre de História das Ideias (CHAM/FCSH/UNL) e a Fundação Mário Soares. Através deste site, o leitor terá acesso à coleção integral da revista, bem como a recolhas documentais específicas.

O sítio Seara Nova é resultado da colaboração permanente entre o Seminário Livre de História das Ideias, a Fundação Mário Soares e a Biblioteca Nacional de Portugal, que está na origem do projecto Revistas de Ideias e Cultura, bem como do protocolo específico com a Direcção da revista Seara Nova, que permitiram, no seu conjunto, reunir os contributos distintos e os meios necessários à sua publicação.

A publicação do Sítio Seara Nova, possível graças ao interesse e ao apoio que o Seminário Livre de História das Ideias recebeu, desde a primeira hora, dos editores actuais do título, pretende contribuir para criação de novas condições para a (re)leitura deste monumento vivo, feito de 1604 números, que ocupa um lugar central no rossio inconformista e livre contemporâneo.

Disponibiliza-se, por um lado, a palavra intacta de todos os que publicaram na revista. Acrescenta-se, por outro lado, o índice dos seus articulistas e outros autores, com ligação directa às peças indexadas. Aditam-se, por fim, compilações de testemunhos, correspondência, documentos e estudos que, não se querendo exaustivas, não deixam de se pretender representativas e de se mostrar, em muitos casos, inéditas.

Edição e curadoria: Luís Andrade
Elaboração de índices: António Baião, Joana Lima, Pedro Miguel Silva e Sara Simões
Edição executiva: Pedro Lisboa
Gestão documental: Pedro Lisboa
Concepção e execução informáticas: Hugo Guerreiro
Análise quantitativa: Joana Malta
Design gráfico: Isabel Sampaio Soares
Direcção da Colecção Revistas de Ideias e Cultura: Luís Andrade

Publicação:
Seminário Livre de História das Ideias
Fundação Mário Soares
Dezembro de 2017

O Seminário Livre de História das Ideias (SLHI) surgiu, no início da década de noventa do século passado, por iniciativa de alunos que tinham concluído o mestrado de História Cultural e Política da Universidade Nova de Lisboa, tendo por objectivo criar um espaço de reflexão e de pesquisa que desse continuidade aos seminários deste mestrado.

As actividades de investigação e de edição desenvolvidas têm vindo a contar com a colaboração próxima da Fundação Mário Soares e da Biblioteca Nacional de Portugal, e sido apoiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Assembleia da República, o Centro Nacional de Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde Janeiro de 2014, o trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipa do SLHI decorre, de forma autónoma, no âmbito do CHAM – Centro de Humanidades, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores.