Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

USP organiza site com bibliografia e fortuna crítica de João Guimarães Rosa

Início: Fim: Países: Brasil

Livros, Língua, Literatura, Acervos Documentais, Acessibilidade Cultural

A Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos, Docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP e Curadora do Arquivo João Guimarães Rosa do IEB/USP organiza um banco de dados que tem como meta transformar-se na mais completa e atualizada reunião bibliográfica dedicada à obra do escritor João Guimarães Rosa. Seu objetivo final é coligir toda a produção do autor de Grande sertão: veredas, bem como sua fortuna crítica.

Mais de uma vez já se buscou sistematizar a bibliografia ativa e passiva rosiana, sempre no formato impresso. Meritórios e, até os dias de hoje, extremamente úteis, esses empreendimentos padecem de limitações incontornáveis, em especial a desatualização rápida, e os embaraços para a localização e filtragem mais eficiente e menos onerosa de grupos de textos, quando os critérios de seleção têm um grau maior de sofisticação ou sutileza. As ferramentas informatizadas da nossa época prometem superar esses empecilhos, ao facultar a possibilidade de atualização diária e ilimitada do conjunto dos registros bibliográficos e a implementação de diferentes formas de recuperação e ordenamento das informações. De qualquer maneira, um banco de dados nesses termos, tal como o estamos propondo, deve reconhecer a sua dívida para com os levantamentos anteriores, assim como para com as diversas listagens bibliográficas inclusas em livros e trabalhos acadêmicos publicados nas últimas décadas e que nos serviram de apoio (os quais no entanto, não seremos capazes de citar apropriadamente).

Em virtude da abundância de estudos que tematizam Guimarães Rosa, foi impossível, até o momento, conduzir uma compilação sistemática de todo esse material. Por essa razão, este banco de dados se ressente de diversas lacunas e omissões, resultantes, sobretudo, das dificuldades de tomar conhecimento de trabalhos menos citados e da limitação de recursos para a devida investigação e operações de cadastro. Em consequência disso, o volume de referências bibliográficas estará sempre em permanente crescimento, até porque, diariamente, novos textos sobre o autor continuam sendo redigidos e divulgados. Ainda que parcial, a bibliografia até então acumulada, em função de sua representatividade e das conveniências que a sua apresentação online tem a capacidade de proporcionar, não pode permanecer escondida da enorme comunidade de pesquisadores de Guimarães Rosa ou nele interessados. Esse é o motivo de darmos a público um projeto ainda em desenvolvimento.

Um último esclarecimento, talvez o mais importante: este projeto nunca contou com uma equipe numerosa de colaboradores ou financiamento; longe disso. Assim, para além do caráter lacunar dos dados, já mencionado, ele está impregnado de outras duas deficiências, a serem reparadas somente com o passar do tempo: eventuais inexatidões dos dados, derivadas ou de equívocos da pesquisa ou de erros de digitação; e, a possibilidade de o próprio sistema de busca, apresentação e navegação dos dados demonstrar alguns erros de funcionamento. Infelizmente, a descoberta dessas falhas depende muito da colaboração dos futuros consulentes deste banco de dados. Nesse sentido, incentivamos todos os visitantes deste site a enviarem adições e/ou correções às informações aqui disponibilizadas, e a acusarem as imperfeições dos mecanismos informatizados, como parte de um esforço coletivo de fazer deste banco de dados um instrumento efetivamente útil e confiável para o fomento de novas pesquisas sobre João Guimarães Rosa.

Mais informações na página do Banco de Dados Bibliográfico de João Guimarães Rosa e através do e-mail bibliografiagrosa@usp.br.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page