Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
Investigação/projetos

Universo Cantigas | edição crítica digital da lírica profana galego-portuguesa

Países: Galiza

Estudos Medievais, Literatura

O projeto Universo Cantigas visa realizar a edição crítica digital dos textos que integram a lírica profana galego-portuguesa, continuando o trabalho realizado nos anos 2010-2015 para o Glossário da poesia medieval profana galego-portuguesa (disponível no mesmo site e também em http://glossa.gal). Esta edição é realizada no âmbito do projeto de pesquisa Glossário Crítico da poesia medieval galego-portuguesa. III Edição crítica digital das cantigas de amor (ref. FFI2015-63523-P), financiado pelo Ministério da Economia e Competitividade.

Na primeira fase do projeto (2016-2018) será editada a primeira secção do "Cancioneiro Geral" galego-português ou "compilação geral", de acordo com António Resende de Oliveira-, que se estrutura em três géneros: cantiga de amor, de amigo e de desprezo. Esta secção inicial, que é constituída, principalmente, por cantigas de amor e que se fecha com a rubrica que abre o setor de amigo, compreende os textos 1-640 dos manuscritos, que copiam um total de 1683 composições, de acordo com a introdução de Jean-Marie d'Heur.

Universo Cantigas concebe-se como uma empresa global que colocará à disposição do público, em sucessivas fases, todas as cantigas dos trovadores, com todas as possibilidades oferecidas pelo trabalho em rede: atualização constante, ausência de limites de espaço, capacidade de crescimento e expansão com novos itens e capacidade de ligação a diversos materiais perieditoriais de evidente valor para a interpretação dos textos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas