Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Investigação/projetos

Romanceiro.pt disponibiliza ferramenta para compreender a tradição oral portuguesa

Países: Brasil, Portugal

Acervos Documentais, História oral, Literatura, Património Cultural

Projeto disponibiliza, a partir de agora, em acesso aberto, o Dicionário do Romanceiro Português, uma nova ferramenta linguística para compreender os romances da tradição oral moderna portuguesa. 

O projeto romanceiro.pt acaba de incorporar à sua plataforma digital o Dicionário do Romanceiro Português, uma nova valência que permitirá aos investigadores estudar, em profundidade, a língua do romanceiro tradicional e, assim, avançar com inovadoras conclusões acerca da Poética deste género literário.

Esta ferramenta linguística e filológica, desenvolvida por Natália Pires, investigadora a atuar no domínio da tradição oral, e que agora se junta ao grupo de trabalho, pretende dar resposta a uma necessidade há muito sentida por quem trabalha na área.

Compreender as particularidades da língua e o modo como esta contribui para a construção deste tipo de textos é, assim, o principal objetivo que norteia a equipa, que abre, neste momento, ao público um novo capítulo do projeto, com a disponibilização, gratuita e em acesso livre, do Lexicon (Dicionário do Romanceiro Português).  

Disponíveis encontram-se também, a partir de agora, novos recursos bibliográficos relacionados com a investigação em causa e que podem ser acedidos e descarregados, instantaneamente, a partir da plataforma digital do romanceiro.  

Conheça as novidades e as novas ferramentas aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas