Domingo, 23 de Setembro de 2018
Investigação/projetos

Iberian Books | Catálogo de livros publicados na Espanha e Portugal (1472-1700)

Países: Irlanda

Acervos Documentais, Edição, História, Livros

Iberian Books é um projeto de investigação sediado na School of History do University College Dublin. Entre os anos 2010 e 2018 tem estado financiado por duas generosas bolsas da Andrew W. Mellon Foundation através do seu programa Scholarly Communications and Information Technology Scheme.

O objetivo da Iberian Books é produzir uma listagem fundamental de todos os livros publicados na Espanha, Portugal e no Novo Mundo ou impressos em outros lugares em espanhol ou português durante o Século de Ouro (1472-1700), bem como criar uma série de ferramentas digitais que permitam a sua investigação.

Após mais de uma década de trabalho, a equipe da Iberian Books anuncia que o banco de dados atingiu a data definida de 1700, e que os dados serão publicados na Biblioteca Digital UCD até ao final do verão. Isso duplica o tamanho do repositório, que agora contém informações sobre 131 000 livros, que sobrevivem em cerca de 650 000 cópias em 2 300 bibliotecas em todo o mundo. Existem também 43 000 links para cópias digitalizadas. Além dos novos dados, foi feito um grande número de correções e acréscimos aos dados para o período 1472-1650.

A atualização traz também um novo recurso, chamado Ornamento: um projeto piloto que permite ao usuário explorar um repositório europeu de ornamentação e ilustração contido em livros impressos. Atualmente, contém cerca de um quarto de milhão de letras ornamentadas, ornamentos, bordas, notação musical, diagramas e ilustrações desenhadas a partir da impressão ibérica antes de 1701. Você pode explorá-las pesquisando metadados ou por meio de tecnologia de correspondência de imagens.

Mais informações no site do Iberian Books.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas