Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Investigação/projetos

IEM: O uso da heráldica e a comunicação política no Portugal tardo-medieval

Países: Portugal, Alemanha

História

O projeto de investigação In the service of the Crown. The use of heraldry in royal political communication in Late Medieval Portugal, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM), foi selecionado pela linha “Support for Europe”, da Fundação Volkswagen, para receber financiamento.

O trabalho do IEM, que decorre na esteira do projeto “Die Performanz der Wappen”, conduzido por Torsten Hiltmann (Universidade de Münster), tem como objetivo o de estudar o uso da heráldica como instrumento de comunicação política ao serviço da Coroa, com base em três lugares de memória da dinastia de Avis: o mosteiro da Batalha, a capela funerária do cardeal D. Jaime em San Miniato al Monte (Florença) e a sala dos brasões do paço de Sintra.

Este projeto visa não só aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento particular do Portugal tardo-medieval (histórica e heraldicamente), mas também para lançar luz sobre o desenvolvimento da heráldica como uma ferramenta para comunicação política como tal. O objetivo é contribuir para uma melhor compreensão do papel da heráldica e, de modo mais geral, da comunicação visual no discurso político tardo-medieval e moderno.

O projeto, coordenado por Miguel Metelo de Seixas e Torsten Hiltmann, tem como investigadores Maria Alice Santos (IEM), Tiago Viúla de Faria (IEM) e João Portugal (IPH).

Mais informações no blogue Heraldica Nova de Torsten Hiltmann.

Sala dos Brasões - Palácio Nacional de Sintra via Morgaine; CC BY-SA 2.0