Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

IBGE lança 3º Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura, Acervos Documentais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de publicar Sertões Brasileiros II, o novo volume do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras que reúne os Sertões do Oeste e Sertões de Passagem. Com imagens de satélite, fotos e mapas em diferentes escalas, essa coleção retrata as regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional. A versão digital está acessível, gratuitamente.

Depois de Brasil Meridional e Sertões Brasileiros I, lançados, respectivamente, em 2006 e 2009, o IBGE publica o terceiro volume da coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras: Sertões Brasileiros II. Dessa vez, são retratados os Sertões do Oeste e Sertões de Passagem, que reúnem recortes territoriais situados no Centro-Oeste do país e em áreas adjacentes das regiões Norte e Sudeste, como o Pontal do Paranapanema (SP), o Triângulo Mineiro (MG) e o Jalapão (TO).

Sertões Brasileiros II traz passagens de obras de Bernardo Élis, Mário Palmério, Agripa Vasconcelos, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Camilo Chaves, Hernani Donato, Moura Lima, Rogério de Camargo, Brígido Ibanhes, Maria José Silveira, Marcos Faustino, entre outros autores que eternizaram personagens, conflitos sociais e processos históricos integrantes da formação socioespacial brasileira.

Mais informações na página do IBGE.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page