Sábado, 20 de Abril de 2024

FCT e FAPESP vão lançar Concurso para Projetos de Investigação

Países: Brasil, Portugal

• Sede FAPESP

O concurso tem lançamento previsto para setembro e resulta da colaboração científica entre Portugal e o estado de São Paulo. A parceria entre as entidades resultou ainda na alocação de um envelope financeiro a despesas associadas aos projetos selecionados.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP) vão lançar, em setembro, um concurso para projetos de investigação, de equipas conjuntas, em todos os domínios científicos.

Este foi um dos principais resultados da visita de uma delegação de 14 cientistas portugueses de diversas áreas à FAPESP, de 7 a 9 de maio, numa comitiva liderada por Miguel Seabra, presidente da FCT.

Para Vladimiro Miranda, investigador do INESC TEC presente na delegação, esta visita ajudou a impulsionar «um novo quadro para a cooperação científica entre Portugal e o estado de S.Paulo» e originou ainda um importante envelope de financiamento.

«É a primeira vez em 30 ou 40 anos que os governos de Portugal e de um estado brasileiro convergem num programa de financiamento de ações conjuntas que vá para além de mobilidade. Isto vem preencher uma lacuna enorme e daí que alocar este envelope financeiro para despesas de execução de projetos seja tão importante», declara Vladimiro Miranda.

Durante a visita realizou-se ainda um seminário para estimular uma aproximação por conhecimento direto dos agentes dos dois países e onde «algumas áreas apresentadas pelos portugueses tiveram uma reação muito positiva do lado brasileiro», diz o investigador português.

Em outubro do ano passado, as duas entidades já tinham assinado um Memorando de Entendimento para promover a colaboração em áreas científicas estratégicas. O acordo é válido por cinco anos.

Fonte: http://informacao.canalsuperior.pt/noticia/18030