Terça-feira, 19 de Março de 2024

Exposição Entre a Cruz e o Crescente: o Resgate de Cativos

Início: Fim: Países: Portugal

Arte, História

Inaugura no próximo dia 6 de março no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, a exposição “Entre a Cruz e o Crescente: o resgate de cativos”. Tendo por base documentos à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, do Arquivo Municipal de Lisboa e do Centro de Arqueologia de Lisboa, a exposição celebra os 800 anos da fundação do Convento da Trindade.

A exposição “Entre a Cruz e o Crescente: o resgate de cativos” resulta de uma parceria entre o Departamento de Património Cultural da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e a Direção-Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas e pretende assinalar os 800 anos do Convento da Trindade de Lisboa (1218-2018). Fica patente ao público na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo até 7 de julho.

A mostra resulta de um exaustivo trabalho de investigação e apresenta, a partir de documentos dos acervos arquivísticos, a história do Convento da Trindade e a ação dos seus religiosos no resgate dos cativos portugueses no Norte de África. O cativeiro é contextualizado como uma realidade comum às sociedades cristãs e muçulmanas, fruto dos conflitos bélicos e dos ataques de piratas e corsários.

Cartas régias, regimentos, salvo-condutos, passaportes, listas de cativos e códigos secretos, são alguns dos documentos expostos que mostram a ação dos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade na organização dos resgates e na troca dos cativos nas cidades de Marrocos e da Argélia.

Entre a Cruz e o Crescente: o resgate de cativos será acompanhada por um catálogo e um programa de conferências, a disponibilizar brevemente, nas quais os investigadores convidados abordarão assuntos como a presença portuguesa no norte de África, quotidianos de cativeiro, iconografia e arte trinitária. Está ainda prevista a realização de um colóquio internacional sobre o impacto da batalha de Alcácer Quibir na sociedade portuguesa e europeia.