Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa

Países: Portugal

Literatura

Encontra-se já online a versão de lançamento do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, no endereço http://dp.uc.pt/.

Conforme está dito do texto de abertura do website respetivo, este é um projeto em desenvolvimento. Às 30 personagens que agora foram disponibilizadas seguir-se-ão outras, no ritmo de crescimento próprio de um trabalho desta natureza.

Está previsto que o Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa venha a atingir um número total de cerca de 200 personagens.

O Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa resultado projeto “Figuras da Ficção” e foi concebido como uma obra articulada sobre quatro linhas de desenvolvimento:

• A personagem, enquanto categoria narrativa com reconhecido potencial semântico e diversificada elaboração, em várias épocas e géneros narrativos;
  • A literatura portuguesa, enquanto campo literário que corresponde ao que é usual designar como literatura nacional, determinando o fundamental do corpus de entradas;
  • A história literária, enquanto processo que envolve transformações que incidem sobre a categoria narrativa aqui em causa, designadamente no que toca ao devir de movimentos periodológicos;
  • Os estudos narrativos, enquanto campo teórico alargado e interdisciplinarmente enriquecido por extensões que conduzem a narrativas não literárias e não verbais (cinema, jornalismo, televisão, banda desenhada, videogames, etc.), ilustrando a sobrevida da personagem literária noutros contextos e suportes.