Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Investigação/projetos

DGLAB incorpora ficheiro de Personalidades no arquivo CPLP

Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau

Arquivos, Cultura

Em 2014, dando continuidade à divulgação do património arquivístico e fotográfico comum aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), A DGLAB inclui informação relativa a personalidades de destaque no âmbito da cultura lusófona.

Assim, para cada um dos 7 países foi adicionado um ficheiro com informação pesquisável nas bases de dados referente a personalidades cujas biografias, produção artística ou atividade política, estão testemunhadas em diversos documentos à guarda dos Arquivos tutelados pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

A divulgação do património arquivístico comum com os países da CPLP é um objetivo estratégico da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que se insere na afirmação da importância da Língua Portuguesa como instrumento de identidade de Portugal no mundo.

O trabalho que agora se inicia pretende tornar acessível a todos os utilizadores interessados, através da ligação às bases de dados em linha geridas pela DGLAB de um valioso e diversificado património arquivístico e fotográfico, fonte de informação e do conhecimento sobre um longo passado comum e um instrumento do saber capaz de ajudar a traçar novos caminhos para o futuro da Comunidade dos Países Lusófonos.

Este trabalho é dirigido a todos os interessados e especialmente a professores e alunos, organismos e associações, públicas ou privadas, que trabalham no âmbito da Lusofonia.

Através de vários pontos de acesso (datas de produção, título, código de referência, cota, URL do documento) o utilizador pode aceder à representação digital dos documentos ou apenas aos dados de referência disponíveis nas bases de dados.

Mais informações: CPLP: património comum.

DGLAB
DGLAB divulgação