Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

Convite Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII)

Países: Brasil

História, Cultura, Cooperação Internacional, Ciências Humanas e Sociais

A Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII), filiada à Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle (SIEDS), oferece aos seus membros o meio institucional para a participação nas atividades de um grupo que reúne pesquisadores não apenas da América e da Europa, mas também do Japão, da Coreia e da Austrália. Os membros da ABES XVIII terão seus nomes publicados no repertório de associados da SIEDS e poderão votar nas eleições dos diretores internacionais, além de receberem, via boletim, notícias sobre eventos, publicações e defesas de teses.

A ABES XVIII tem como objetivo reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento interessados na cultura e na história do século XVIII. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos voltada para o incentivo e a difusão de estudos acadêmicos relacionados ao movimento social e intelectual hoje conhecido como “Iluminismo”, “Lumières”, “Enlightenment” ou “Aufklärung”.

Pretende-se, com a ABES XVIII, facilitar a existência de espaços pluridisciplinares de discussão sobre o Século das Luzes no âmbito das universidades brasileiras. Os congressos organizados pelos membros da Associação deverão reunir pesquisadores de diversas instituições e terão como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa dos participantes.

Para os jovens pesquisadores, existe a possibilidade de suporte financeiro para participação tanto no “Séminaire annuel des jeunes chercheurs dix-huitiémistes”, cujos textos serão publicados pela editora Honoré Champion (Paris), quanto nos Congressos internacionais da SIEDS, realizados quadrienalmente.

Em contrapartida a esses benefícios, há a necessidade de um amparo financeiro para a manutenção da ABES XVIII. O estatuto da sociedade internacional prevê o pagamento de uma anuidade por parte das sociedades nacionais. O valor indicado é de £1,30 por membro. Há ainda as despesas mensais com o escritório de contabilidade contratado, além do recolhimento anual da taxa de Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) para a Prefeitura de São Paulo. Mencionam-se também os gastos iniciais, pagos pelos membros fundadores, referentes ao registro da ABES XVIII no cartório e na Receita Federal.

Valores de anuidade:

· R$ 200,00 (duzentos reais) para membros portadores do título de Doutor, sejam professores ou não;

· R$ 100,00 (cem reais) para membros estudantes de graduação ou pós-graduação matriculados em instituições credenciadas pela CAPES.

Mais informações na página da ABES XVIII.

Outras webs de referência

Locations of visitors to this page