Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Catálogo do Arquivo Leisner

Países: Galiza, Portugal, Espanha

Arqueologia, Acervos Documentais

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Instituto Arqueológico Alemão (Deutsches Archäologisches Institut - DAI) disponibilizam o catálogo on line do Arquivo Leisner.

Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), arqueólogos de nacionalidade alemã, desenvolveram um vasto conjunto de pesquisas arqueológicas em toda a Península Ibérica a partir de 1929, com particular destaque para Portugal, país que os acolhe em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Autores de referência para o estudo do Megalitismo e para a investigação da História da Arqueologia Pré-histórica à escala peninsular, as suas pesquisas e as suas publicações são ainda hoje uma referência internacional.

O projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, efetivou-se em duas vertentes: uma que correspondeu ao arrolamento integral do fundo documental e outra ao tratamento exaustivo do acervo epistolar (4000 documentos), incluindo a sua digitalização, catalogação, higienização e disponibilização ao público via web nos sítios da DGPC e DAI.

Após esta fase de trabalho (2012-2014), será dada continuidade ao processo de classificação, digitalização e disponibilização de outras séries documentais do Arquivo Leisner, estando ainda prevista a realização de uma exposição evocativa da obra de Georg e Vera Leisner no Museu Nacional de Arqueologia

www.patrimoniocultural.pt