Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Países: Brasil, Portugal

Acervos Documentais, Bibliotecas

O projeto da Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB), foi iniciado em fevereiro de 2014 pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, com o objetivo central de coordenar os esforços de digitalização e de colocar disponível num mesmo ponto de acesso todo o acervo digital das duas instituições. Trata-se de um primeiro passo dar nova dimensão, relevância e visibilidade na rede aos conteúdos culturais da uma história e língua comuns.

O projeto concretiza-se num portal que passará a agregar automaticamente a informação das bibliotecas nacionais digitais do Brasil e Portugal, cuja soma de conteúdos alcança já mais de 60 mil títulos correspondendo a cerca de 13 milhões de imagens de materiais bibliográficos em domínio público, de todas as épocas e gêneros.

Uma segunda fase, de expansão, terá início após o lançamento do portal, alargando-se aos participantes da COLUSO (Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental) e a outras entidades e projetos de bibliotecas brasileiras (designadamente da Rede Memória, Projeto Resgate, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Mário de Andrade, entre outras) e portuguesas (entidades participantes do agregador RNOD).

Nesta fase prevê-se também a diversificação do portal BDLB em termos da tipologia de conteúdos, adicionando-lhe valências de contextualização das coleções digitais, numa área editorial em que, para além de notícias para divulgação de eventos, serão criados dossiês, exposições, ensaios, artigos, etc.

Para uma terceira fase, a partir de 2016-17, é intenção conjunta das duas bibliotecas nacionais alargar o perímetro da BDLB aos outros países de língua oficial portuguesa que queiram participar. Será uma fase em que se prevê um aprofundamento em termos de estrutura organizacional e técnica, e de alargamento a serviços de formação e apoio que viabilizem a cooperação dos novos países participantes.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

BNDigital – Brasil