Terça-feira, 30 de Maio de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

Atlas Imagens e Narrativas : Portugal - África

Países: Portugal

História, Música, Cultura, Media, Estudos Africanos, Artes visuais

O projeto Imagens e Narrativas: Portugal | África tem como objetivo a produção coletiva de um Atlas cultural sobre a ligação entre Portugal e África com raiz em experiências individuais, familiares e comunitárias presentes ou passadas. O Atlas será o produto em progresso deste projeto: uma plataforma digital multimédia para a partilha de experiências de entrosamento entre Portugal e África, um arquivo documental e um objeto imaginário coletivo, um mosaico dinâmico de histórias e de paisagens visuais e sonoras, resultante da edição e anotação de conteúdos e também da visualização automática de dados geradas pela própria plataforma.

Coordenada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa, a partilha destas histórias visa a valorização da afrodescendência no Portugal contemporâneo, mas também o reconhecimento de uma grande diversidade de experiências de entrosamento entre Portugal e África como uma realidade pregnante e transversal na sociedade portuguesa. Com efeito, provimos todos em alguma medida de uma experiência partilhada de África, do mesmo modo que partilhamos hoje Portugal com muitos Africanos e afrodescendentes, desde logo através da língua.

O ato de contar e a partilha de materiais ilustrativos será o ponto de partida para a produção deste atlas digital multimédia, com textos, imagens e sons. Estas histórias alimentarão um arquivo vernacular que se abre contudo à elaboração imaginária, própria da produção narrativa e indispensável à construção de identidades. Um conjunto de artistas convidados prolongará a dimensão poética do Atlas através da reelaboração criativa de vários dos seus materiais e, ainda, da produção de cinco obras originais.

O projeto promoverá o convite à participação, junto de comunidades de cidadãos anónimos e também através do testemunho de personalidades públicas das mais diversas áreas da sociedade portuguesas, convidadas a contar a sua história de ligação com África, promovendo assim reconhecimento e valorização desta realidade no Portugal contemporâneo.

A emergência de um novo imaginário pós-colonial sobre a herança e o presente da nossa relação com África tem sido notória, nos últimos anos, no campo da arte e da literatura contemporâneas. Através do apoio da Direção Geral das Artes, o projeto contará com a participação de cinco artistas contemporâneos e a criação de cinco obras originais criadas para a plataforma Imagens e Narrativas: Portugal-África. Com um percurso de relevo internacional, marcado pela ligação à cultura africana,a trajetória dos artistas convidados é também caracterizada por uma dimensão transdisciplinar e intermedial, favorecendo no seu conjunto os valores da interdisciplinaridade e do entrosamento cultural que marcam todo o projeto.

Artistas Convidados: António Olaio, Délio Jasse, Mónica de Miranda, Raquel Melgue, Vasco Araújo, Kalaf Epalanga
Participações através de obras existentes: Susana Sousa Dias, Rui Tenreiro
Curadoria: Ana Rito

IMAGENS e NARRATIVAS – Portugal | África

Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa

Mais informações na página do projeto e também através do e-mail atlasportugalafrica@cecl.com.pt.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page