Sábado, 23 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

Arquivo LdoD | Arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego

Países: Portugal

Edição, Literatura

O Arquivo LdoD é um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra. Além da leitura e comparação das transcrições, o Arquivo LdoD permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego.

Através da integração de ferramentas computacionais num espaço simulatório, o Arquivo LdoD oferece um ambiente textual dinâmico, no qual os utilizadores podem desempenhar diferentes papéis literários. Trata-se de um recurso multiplataforma e multidispositivo (smartphone, tablet, computador portátil) em acesso aberto, cujas funcionalidades servem para múltiplas atividades, incluindo leitura de lazer, estudo, análise, investigação avançada e criação literária.

O Arquivo LdoD é constituído por um grupo de fragmentos que Fernando Pessoa explicitamente indicou pertencerem ao Livro do Desassossego e um outro grupo, sem a indicação “L. do D.”, que os seus editores escolheram a partir de evidências materiais ou estilísticas dos testemunhos autógrafos. Para cada fragmento o Arquivo LdoD contém o conjunto das interpretações associadas a esse fragmento. Uma interpretação é constituída por uma transcrição do texto e um conjunto de metainformação sobre o mesmo, como seja a atribuição de uma data, ou de um heterónimo, ou a indicação da cota da Biblioteca Nacional de Portugal que identifica o testemunho em causa.

 As funcionalidades principais do Arquivo LdoD têm expressão em seis menus diferenciados:

  1. Leitura: leitura da obra de acordo com diferentes sequências;
  2. Documentos: listagem de todos os fragmentos e informação acerca das fontes;
  3. Edições: visualização dos originais e comparação das transcrições;
  4. Pesquisa: seleção de fragmentos de acordo com múltiplos critérios;
  5. Virtual: criação de edições virtuais e suas taxonomias;
  6. Escrita: escrita de variações a partir dos fragmentos [funcionalidade em desenvolvimento].

O Arquivo LdoD foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego” (PTDC/CLE-LLI/118713/2010) do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Eixo I do Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)—União Europeia (COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-019715). Financiado ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos de “Financiamento Plurianual —Unidade 759”: “PEst-OE/ELT/UI00759/2013” e “PEst-OE/ELT/UI0759/2014”. 

Portela, Manuel e António Rito Silva, orgs. (2017). Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. URL: https://ldod.uc.pt/.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas