Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

Apresentação do projeto Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Ciências Sociais

Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias irá apresentar-se pela primeira vez ao público português no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 24 de novembro, às 18h30m, no âmbito do ciclo Utopias e no Festival Porto/Post/Doc, a 26 e 27 de novembro, no Teatro Rivoli. Memoirs é um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra financiados pelo European Research Council (ERC) e é desenvolvido por uma equipa internacional e interdisciplinar de investigadores.

Trata-se de um projeto de investigação sobre a diversidade da Europa contemporânea, que, a partir dos casos de Portugal, França e Bélgica, analisa o impacto das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas das ex-colónias destes países nas gerações seguintes. A originalidade do projeto reside na perspetiva comparada adotada e na abordagem interdisciplinar. O seu objetivo é “reinterrogar a geometria e a geopolítica das memórias coloniais europeias exigindo-nos uma Europa e uma democracia com memória”, afirma a investigadora coordenadora do Memoirs Margarida Calafate Ribeiro.

Para além da apresentação do projeto no Teatro Maria Matos decorrerá também o lançamento do livro Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais, coordenado por António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro, o primeiro de uma coleção sobre as temáticas da memória da editora Afrontamento. A sessão terminará com um debate com os artistas André Amálio (encenador da peça “Portugal não é um país pequeno”) e Filipe Melo (autor da banda desenhada Vampiros), moderado por Júlia Garraio, investigadora do Memoirs.

Memoirs estará também presente nos dias 26 e 27 de novembro na terceira edição do Festival Porto/Post/Doc/ no Teatro Rivoli. No dia 26 serão exibidos três filmes: Contre-pouvoirs, de Malek Bensmail (Argélia – França); Garden Conversations, de Bouchra Khalili, (Marrocos – França), e De Armas e Bagagens, de Ana Delgado Martins (Portugal). No dia 27 terá lugar o filme Los Rubios, de Albertina Carri (Argentina), ao qual se seguirá a apresentação do projeto, o lançamento do livro e um debate entre Jorge Andrade (autor da peça de teatro “Moçambique”) e Ana Delgado Martins, moderado por António Pinto Ribeiro. O Porto/Post/Doc decorre de 26 de novembro a 4 de dezembro e durante estes nove dias contará com uma seleção de mais de 50 filmes acompanhados por diversos debates, masterclasses, sessões de Q&A, festas, concertos e muitos outros eventos.

 

Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais
Org. António Sousa Ribeiro, Margarida Calafate Ribeiro
Porto: Afrontamento, 2016

Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais reúne ensaios que abordam temas relevantes para uma análise do modo como constelações do passado, nomeadamente do passado colonial, se projetam no presente de um modo que, em aspetos decisivos, condiciona esse presente: na forma de conceber a relação com o outro, na arquitetura das relações de poder, na persistência de formas de violência, nas dinâmicas através das quais o campo político e cultural procura construir uma reflexão virada para a construção de um futuro que não constitua uma repetição do passado.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas