Sábado, 18 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

Apresentação do "Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril"

Início: Fim: Países: Portugal

Livros, Eventos, Lançamentos, História

O primeiro volume do "Dicionário de História de Portugal - O 25 de Abril" (Figueirinhas), coordenada por António Reis, Maria Inácia Rezola e Paula Borges Santos, será apresentado por Pedro Aires Oliveira e Marina Costa Lobo na FNAC Chiado no dia 20 de abril de 2017, pelas 18h30.

Quatro décadas após o golpe militar do 25 de Abril de 1974, actualiza-se o Dicionário de História de Portugal, obra pensada e iniciada pelo professor Joel Serrão, com a publicação do suplemento relativo ao período da transição para a democracia (1974-1976). A obra que aqui se apresenta trata desse intenso processo histórico, marcado por vários momentos chave, e procura sistematizar, com rigor científico, informação sobre instituições políticas, jurídicas, culturais, sociais e económicas; partidos políticos; biografias de personagens políticos, militares, culturais e religiosos; aspectos gerais sobre o Estado e as suas políticas públicas, os principais movimentos sociais, as ideologias, a economia e a inovação, a diversidade religiosa, a literatura e a arte.

O projecto, que se preparou durante cerca de quatro anos, envolveu uma equipa de mais de 150 especialistas e investigadores de diferentes áreas disciplinares, e visa colmatar uma lacuna no panorama académico e editorial, tantas vezes assinalada pelos próprios estudiosos desta época. O seu objectivo foi o de fornecer um instrumento de síntese, onde tanto se reúne informação já trabalhada como se abordam problemas pouco ou mal estudados.

Mais informação: https://goo.gl/UCbHAi

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas