Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
Investigação/projetos

A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Recursos para uma guia geográfica

Países: Galiza

Divulgação científica, Estudos Portugueses, Literatura

Pucau, pucau?

"e acenando com a mão nos fez chegar até os primeyros degraos da tribuna onde os quatorze Reys estauão assentados, e nos tornou a preguntar como homẽ espantado do que tinha ouuido, pucau, pucau? que quer dizer quanto? quanto?" (Peregrinação, 1614)


Mais do que uma crónica de viagens, a Peregrinação é um relato humano sobre os lugares e as pessoas. Uma das mais fascinantes descrições da Ásia do século XVI. No sítio web www.pucau.org oferece-se um índice de topónimos e gentílicos que recupera o contexto em que aparece cada entidade geográfica mencionada segundo a primeira edição de 1614. Há também recursos relacionados para quem quiser aproveitar o trabalho feito e divulgar ou continuar o estudo da geografia da Peregrinação.

O sítio permite consultar todos os contextos (concordâncias) de cada um dos topónimos e gentilícios que aparecem na Peregrinação segundo o texto de 1614. Os topónimos aparecem ordenados baixo uma entrada principal que recolhe todas as variantes gráficas ou derivados (gentílicos) utilizados nessa edição.

As concordâncias recolhem a oração completa que vem acompanhada pelo número de capítulo em que aparece. Ademais do contexto, oferece-se uma referência bibliográfica para os topónimos comentados em estudos de geografia histórica e uma análise crítica para os casos mais contraditórios. Todos os topónimos conhecidos vão ligados às coordenadas de latitude e longitude e o referente toponímico contemporâneo. Se o topónimo não for conhecido, liga-se a uma outra entidade geográfica maior a que pertence, também recolhida no índice toponímico.

Na secção de recursos pode-se descarregar a base de dados com as entidades referenciadas por coordenadas em formato shape para trabalhar com um SIG. Também há uma ligação para baixar o formato KML e poder assim mesmo percorrer o espaço da Peregrinação em 3D em aplicações como o Google Earth.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas