Terça-feira, 19 de Março de 2024
Investigação/projetos

"A Língua Portuguesa em Nós" | Exposição do Museu da Língua Portuguesa chega a Angola

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique

Eventos, Língua, Museus

A Língua Portuguesa em Nós

Exposição do Museu da Língua Portuguesa que retrata a história e a diversidade do idioma chega a Angola. Mostra itinerante está em cartaz em Cabo Verde e passará por Moçambique

O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução em São Paulo, chegou a Angola no último dia 12 de junho. A exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” já está sendo exibida na cidade da Praia, em Cabo Verde, desde maio, e será levada a Maputo, em Moçambique, em agosto. O objetivo é propor diálogos e trocas com os falantes da língua portuguesa no continente africano e no arquipélago cabo-verdiano.

Em Cabo Verde, a exposição está na sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Em Angola, fica em cartaz no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA). E em Moçambique, estará no Centro Cultural Brasil Moçambique (CCBM).

O conteúdo da mostra foi organizado a partir de quatro eixos temáticos: Nós da Língua Portuguesa no Mundo, História da Língua Portuguesa no Brasil, Poesia e Prosa e Diálogos. Com consultoria de conteúdo do compositor, escritor e professor de Literatura brasileiro José Miguel Wisnik, a mostra faz um passeio pela presença da língua portuguesa no mundo, com informações sobre os países que compõem a CPLP; o contato com outros idiomas; a influência do idioma na formação cultural brasileira e sua presença na música, nas expressões culinárias e na literatura.

A exposição leva parte do acervo do Museu em São Paulo, incluindo sua instalação-símbolo, a Praça da Língua, uma experiência audiovisual que reúne pérolas da poesia, prosa e música em língua portuguesa.

Uma programação cultural diversa e exclusiva é organizada para cada país, em um espaço de convivência – em Luanda, as atividades têm coordenação artística do escritor Ondjaki. Já no espaço Falares, o visitante é convidado a deixar seu testemunho falado sobre sua relação com o idioma: os depoimentos passarão a fazer também parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, que tem reinauguração prevista para 2019.

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós” é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus.