Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

3 mil livros raros são publicanos na página online da Brasiliana

Início: Fim: Países: Brasil

Língua, Literatura, História, Acervos Documentais, Letras

Os livros raros do acervo da Brasiliana já estão no ar: são 3 mil novos livros, da coleção do casal Guita e José Mindlin, à disposição dos leitores. As obras podem ser acessadas pelo celular ou tablet a qualquer hora e lugar, gratuitamente, por estudantes, pesquisadores e interessados de todo o mundo. E o mais importante: as obras já estão disponíveis para download.

Folhear de um dispositivo móvel as páginas amarelecidas da obra editada no século 16 de Hans Staden – viajante alemão que esteve no Brasil por duas vezes combatendo nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente – é uma aventura que, até há pouco tempo, era inimaginável. Pois bem. Esse livro e outras 2.999 obras que José Mindlin colecionou dos 15 aos 95 anos de idade podem ser apreciados graças à nova plataforma criada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP.

A biblioteca possui em seu acervo bibliográfico cerca de 60 mil volumes doados por José Mindlin. Dentre estes, muitos já estão em domínio público e poderão ser digitalizados. As primeiras digitalizações do acervo foram iniciadas em 2008. Hoje são mais de 3 mil obras, que incluem livros, folhetos, periódicos, manuscritos, mapas e imagens, entre outros.

Para consultar todo o acervo visitar a página da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas