Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Investigação/projetos

2.ª Chamada de Projetos de «Turismo Criativo» CREATOUR

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Turismo

A 2.ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo” no âmbito do CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”), projeto de investigação coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, está já disponível. As candidaturas deverão ser submetidas até terça-feira, 31 de outubro de 2017, através do formulário online.

As candidaturas destinam-se todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

Serão selecionadas vinte propostas - 5 por cada uma das quatro regiões abrangidas - para darem origem a outras tantas iniciativas-piloto na área do turismo criativo, pelo menos até 2019, com a colaboração do projeto CREATOUR; para participarem em Laboratórios de Ideias / “IdeaLabs” (eventos) regionais e nacionais, onde estas iniciativas-piloto deverão ser apresentadas e discutidas; bem como cooperarem diretamente na investigação do projeto.

Serão privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos, complementando e fortalecendo a rede e os projetos-piloto existentes (selecionados na 1ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo”).

Cada projeto selecionado será desenvolvido com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na Primavera de 2018, apresentado num IdeaLab nacional, em maio de 2018, e implementado no Verão de 2018.

Mais informações acerca dos 20 projetos-piloto selecionados na 1ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo” pode ser consultada em: http://www.ces.uc.pt/creatour/pilots/.

Coordenado pelo CES, o projeto CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

CREATOUR é um projeto nacional de três anos (2016-2019), cujo objetivo é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em Portugal, combinando uma investigação multidisciplinar com o desenvolvimento de uma rede de projetos-piloto de turismo criativo.

O projeto CREATOUR promove atividades de turismo criativo interativas e à escala humana, construídas com base em tradições culturais locais, aptidões, conhecimentos e práticas artísticas emergentes, ambicionando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais em todo o país.

A informação completa sobre esta chamada deverá ser consultada em: http://www.ces.uc.pt/creatour/#pag_15478.

Mais informações sobre o CREATOUR em: http://www.ces.uc.pt/creatour/.

Fonte: CES-UC

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas