Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Formação

XVI Curso de Verão do IHC: "Sessenta e Oito Global"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Eventos, História

O Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH convida à participação no XVI Curso de Verão do IHC, este ano dedicado ao tema "Sessenta e Oito Global: cronologias, geografia e futuros de uma revolução".

O curso, de participação gratuita e aberta a todo o público, vai decorrer nos dias 20 e 21 de Setembro, no Atelier-Museu Júlio Pomar.

A inscrição (sem custos) deve ser feita para o email ihc@fcsh.unl.pt.

Na ocasião dos cinquenta anos sobre Maio de 68, o curso de Verão do Instituto de História Contemporânea procurará discutir a temporalidade e a geografia de “sessenta e oito”. Através de vários formatos – conferência, oficina, mesa-redonda –, o objectivo de “Sessenta e Oito Global” é o de questionar o significado do evento dentro de uma cronologia mais longa da modernidade e da história das revoluções, bem como o de abrir a sua abordagem a perspectivas não eurocêntricas, nomeadamente através das lutas anti-coloniais e anti-imperialistas. Entendido na sua pluralidade, aberto à longa duração e a uma geografia global, “sessenta e oito” pode assim voltar a interpelar o nosso presente e a forma como pensamos a história contemporânea.

O programa completo e outras informações encontram-se na página do curso.