Domingo, 18 de Novembro de 2018
Formação

XII Jornadas de atualização docente de PLE: A linguagem audiovisual como recurso didático em PLE

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Artes visuais, Cinema, PLE

XII Jornadas de atualização docente de PLE
A linguagem audiovisual como recurso didático em PLE
16 e 17 de novembro de 2018
Centro Cultural do Camões, I.P. em Vigo

Reconhecendo a importância que o cinema lusófono tem ganho, em particular, o português, consideramos que a sua inclusão no contexto pedagógico pode constituir uma fonte adicional de motivação e um excelente recurso, cuja transversalidade possibilita trabalhar as várias competências.

Objetivos
(1) Usar a produção cinematográfica do espaço lusófono como recurso didático-metodológico para o ensino da língua portuguesa e das culturas dos países lusófonos. (2) Desenvolver a capacidade de integração de conteúdos cinematográficos no processo de ensino e aprendizagem. (3) Potenciar o processo ensino/aprendizagem através da linguagem cinematográfica. (4) Desenvolver a capacidade crítica e de análise dos produtos cinematográficos, audiovisuais e multimédia. (5) Criação de meios audiovisuais auxiliares da ação educativa.

Público alvo e critérios de seleção
Professores de PLE no ativo ou não, do ensino secundário e universitário, de EOI ou de Centros de Línguas na Galiza e no resto de Espanha.

Avaliação e Certificação
A avaliação será feita mediante o preenchimento de um breve questionário online. O certificado de participação nas jornadas será depois emitido. Docentes da Xunta da Galiza terão a possibilidade de obter homologação.

Metodologia
Expositiva, acompanhada de componente prática

Formadores
Doutor José António Marques Moreira, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta
Dr. Paulo Oliveira Fernandes, Professor do Ensino Básico e Secundário; Investigador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Núcleo de Educação Artística (nED), da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) ; Membro da Comissão Organizadora do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, CINANIMA


Programa

Dia 16 de novembro, sexta-feira

17h00: Receção
17h30: Inauguração e ato oficial
18h-20h: “Cinema, Educação e Tecnologias Digitais. Possibilidades Didáticas.”
António Moreira (Departamento de Educação e Ensino à Distância, Universidade Aberta)

Dia 17 de novembro, sábado

9h30 – 11h: “A utilização da língua (materna e/ou estrangeira) na construção de histórias para o cinema de animação, no contexto educativo”.
Paulo Oliveira Fernandes (CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho)
11h – 11h30: Intervalo Coffe-break
11h30 – 13h: Continuação com Paulo Oliveira Fernandes
13h – 13h30: Propostas pedagógicas editora “LIDEL”
13h30 – 14h00: Propostas pedagógicas “Porto Editora”
14h00 - 16h30: Intervalo Almoço
16h30 – 18h00: Mini-Workshop com Paulo Oliveira Fernandes dedicado à conceção de projetos de integração do audiovisual e do cinema na aula de português.

Organização    
Camões, I.P. / Coordenação do Ensino Português em Espanha e Andorra junto da Embaixada de Portugal em Madrid e Polo do Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo.

Apoios
Xunta da Galiza e Associação de Docentes de Português na Galiza

Mais informações e inscrições pelo formulário online.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas