Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Formação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Hungria

PLE, PLNM

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP promove, em parceria com a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira – SIPLE e a Universidade Eöstvös Loránd – Budapeste, Hungria, o X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua não Materna, a decorrer em Budapeste nos dias 03 a 07 de setembro de 2018. As inscrições estão abertas de 28 de junho a 18 de julho de 2018.

O curso visa à capacitação de professores bem como de pessoas em formação na área de língua portuguesa, para a elaboração de materiais para o ensino de português como língua estrangeira/língua não materna, através de discussões e abordagens pedagógicas contemporâneas para o ensino de línguas e sob a orientação da Equipa Assessora Central (EAC) do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), do Instituto Internacional da Língua. Como resultados do curso serão produzidas Unidades Didáticas para o ensino de português como estrangeira/língua não materna, as quais integrarão, posteriormente, o PPPLE.

Objetivos

• Refletir sobre a área de atuação do ensino de português língua estrangeira/ língua não materna;
  • Apresentar e discutir um panorama de gestão da língua portuguesa em uma perspetiva pluricêntrica e compartilhada, de modo a promover as contribuições dos diferentes países da CPLP;
  • Discutir os princípios e orientações apresentados pelo Manual de Orientação para a Elaboração de Unidades Didáticas do PPPLE;
  • Proporcionar experimentações e reflexões sobre práticas de ensino de português para falantes de outras línguas, a partir da elaboração de atividades
  • para o ensino nesse contexto;
  • Realizar pesquisa de materiais diversos, para uso nas atividades produzidas ao longo do curso;
  • Produzir, ao longo do curso, pelo menos 45 unidades didáticas para o ensino de português língua estrangeira/língua não materna.

Público-alvo

O curso destina-se a professores que já têm formação na área de Letras (Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa) e também profissionais de outras áreas de formação, mas que atuam como professores de português como língua estrangeira/língua não materna. Essas características serão consideradas na seleção dos candidatos.

O curso é gratuito e terá apenas vinte e quatro (24) vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e com a análise dos currículos enviados. Doze (12) dessas vagas são destinadas a professores de português da Hungria.

O curso terá a duração total de 30 horas (09h30-13h00 / 14h30-17h30).

Os professores receberão certificados de participação no IX Curso de Capacitação atribuídos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Confira o edital completo em anexo para mais informações.