Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Formação

UnB oferece Curso gratuito sobre o Pensamento Crítico Caribenho

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Cultura, Estudos Afro-Americanos, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, Política

O Centro de pesquisa e pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade de Brasília (Unb) e o Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, Centro América e Brasil – MeCACB oferecem o curso Pensamento Crítico Caribenho, de 5 a 8 de dezembro em Brasília. O curso é gratuito e a inscrição deve ser feita na secretaria do CEPPAC.

Ementa do curso ministrado por Félix Valdés, da Universidad de La Habana:

Este curso é dedicado ao estudo do pensamento crítico no Caribe. Seu principal objetivo é conhecer e discutir o trabalho significativo de pensamento da região insular das Américas, com pouca divulgação para estudiosos países continentais, assim como entre as próprias ilhas do Caribe. Nele serão tratados os problemas fundamentais identificados pela crítica intelectual, como a releitura da história das Antilhas, o significado das revoluções ocorreram na região, o problema do negro e em estreita relação,o conceito negritude. E também, a relação entre dependência e independência, questionando os pressupostos epistemológicos em que você pode conhecer e transformar este teorias históricas e concretas, e a teoria econômica de "la plantación" , os conceitos do discurso Antilhano e contribuições do pensamento feminista negro, entre outros.

Ao longo do curso serão lidos e analisados fragmentos de grandes textos de autores como J. Martí, F. Ortiz, N. Guillen, AS Pedreira, J. Manach, A. Carpentier, CLR James, Elsa Goveia, Aimé Césaire, Frantz Fanon Eric Williams, J. Bosch, George Lamming, Walter Rodney, Edouard Glissant, René Depestre, N. Girvan, P. Henry, A. Benitez Rojo, Sylvia Wynter, expressão de um trabalho crítico amplamente desenvolvido na região, que vai além das formas tradicionais e da ciência disciplinar do pensamento ocidental para dissidir, transgredir e indisciplinar, e, assim, garantir uma compreensão completa da região.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas