Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

UFABC promove evento Memória Literária Brasileira: Carolina Maria de Jesus​

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o núcleo Dança – Arte – Filosofia (DAAFI/UFABC) convidam para o evento "Memória Literária Brasileira: Carolina Maria de Jesus", Ciclo de formação e cultura no pensamento e na literatura de Carolina Maria de Jesus, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro no campus São Bernardo do Campo da UFABC.

Este ciclo está organizado sob a forma de um curso, "Carolina Maria de Jesus e sua Literatura em movimento", com a professora Elena Pajaro Peres. 

Sob coordenação dos professores Cadu Ribeiro e Allan Moreira Xavier (UFABC), o ciclo se encerra com a conferência da Professora Margareth Rago "Por um feminismo transnacional na arte das mulheres negras: Kara Walker e Rosana Paulino".

No dia 29/11, logo após a conferência final do evento, haverá a exibição do documentário com Carolina, recuperado e restaurado pelo Instituto Moreira Salles,  produzido em 1971 na Alemanha e que foi proibido pela ditadura miliar de ser exibido no Brasil  "Favela: a vida na pobreza"  de  Christa Gottmann-Elter. 

Atividades:

  • Curso "Carolina Maria de Jesus e sua Literatura em movimento", com a professora Elena Pajaro Peres.
  • Apresentações do espetáculo Miséria Prima, Rara Palavra (DAAFI/UFABC) e IMO Coletivo.
  • Conferência da Professora Margareth Rago "Por um feminismo transnacional na arte das mulheres negras: Kara Walker e Rosana Paulino".
  • Exibição do documentário com Carolina Maria de Jesus: "Favela: a vida na pobreza" de Christa Gottmann-Elter (exbição gentilmente cedida pelo Instituto Moreira Salles).

Serão certificadas 9 horas (curso de extensão) para os inscritos com frequência nos 3 dias nas aulas. Gratuito. Vagas limitadas.

Para mais informações e inscrições, acesse ufabc.net.br/inscmj.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas