Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Formação

Real Gabinete Português de Leitura oferece curso sobre escritoras portuguesas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura

O Real Gabinete Português de Leitura está com inscrições abertas para o curso gratuito “A Mulher por escrito”, que acontece entre os dias 6 de abril e 8 de junho. A proposta é tratar a literatura portuguesa a partir de suas escritoras, construindo, assim, um cânone que privilegia a escrita feminina.
 
A atividade abordará desde a tradição medieval dos cantos corais femininos e do Trovadorismo galego-português, passando, entre outras autoras, pelas obras de Mariana Alcoforado, Marquesa de Alorna (dos séculos XVII e XVIII), Florbela Espanca (início do século XX), Maria Velho da Costa (final do século XX), e chegando às contemporâneas Ana Luísa Amaral e Inês Dias.
 
As aulas, coordenadas pelo Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB) do Real Gabinete, acontecem todas as quartas, das 14h às 17h30, e são ministradas por professores especialistas em cada autora/temática.
 
As inscrições devem ser feitas no Real Gabinete Português, Rua Luís de Camões, 30 – Centro. Mais informações por e-mail (gabinete@realgabinete.com.br) ou telefone: (21) 2221-3138.
 
Serviço: A Mulher por escrito
 
Quando: Quartas-feiras, de 6/4 a 8/6, das 14h às 17h30.
 
Quanto: Grátis (o aluno que queira a emissão de certificado deve pagar uma taxa de R$ 20,00).
 
Onde: Real Gabinete Português de Leitura. Rua Luís de Camões, 30 - Centro - Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2221-3138 ou (21) 2221-2960. www.realgabinete.com.br
 
Sobre o Real Gabinete Português de Leitura
 
O Real Gabinete Português de Leitura fica localizado no Centro do Rio de Janeiro e foi fundado em 14 de maio de 1837. A iniciativa da criação de um Gabinete Português de Leitura surgiu de um grupo de imigrantes portugueses, em sua maioria, exilados e comerciantes da praça, que pretendiam dar a oportunidade a seus patrícios residentes na então capital do Império de ampliar os conhecimentos.
 
Com 178 anos, é uma das bibliotecas mais expoentes do país; abrigando o maior número de obras de autores portugueses fora do território de Portugal.
 
Cerca de 350 mil títulos da Literatura Portuguesa fazem parte do acervo, como por exemplo exemplar princeps (primeira edição de um livro) de "Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus.
 
Além do acervo bibliográfico, O Real Gabinete atua como uma espécie de curador das relações culturais e sociais luso-brasileiras, desenvolvendo atividades por meio do Centro Cultural, do Centro de Estudos, do Polo de Pesquisa Sobre as Relações Luso-brasileiras (PPRLB), e pelo Acervo Artístico que preserva, como fachada, obras de arte e a mobília que compõe o espaço.
 
Desde 1992, é presidido por Antonio Gomes da Costa, economista, português de Póvoa do Varzim, que também é presidente da Associação Portuguesa e Luso-Brasileira.


Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas