Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Formação

Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana - USP

Início: Fim: Países: Brasil

Pesquisa, Ciências Humanas e Sociais

O Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana tem o objetivo estimular a realização de pesquisas no âmbito da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), a BBM promove uma série de iniciativas que visam a consolidar seu perfil de Biblioteca e Centro de Pesquisa.
 
Até o dia 3 de junho de 2015, pesquisadores/as que tenham ou não vínculo com a Universidade podem se inscrever no Programa de Editais de Residência em Pesquisa para desenvolver projetos relacionados ao acervo de fontes primárias e secundárias da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
 
O programa é aberto a pesquisadores/as de todas as áreas, brasileiros/as ou estrangeiros/as, que tenham ou não vínculo com a Universidade de São Paulo, nas categorias sêniores, professores/as licenciados/as, independentes ou em disponibilidade parcial para pesquisa, que tenham financiamento próprio e pretendam desenvolver projetos ligados ao perfil e à natureza da Brasiliana. De acordo com a vice-diretora da Biblioteca, Giuliana Ragusa, «é natural que o maior interesse seja de pesquisadores das Humanidades, mas nós esperamos que também haja procura de pesquisadores de outras áreas, para uma maior diversificação das pesquisas dedicadas aos estudos brasileiros».
 
Além do acesso à coleção da Biblioteca, também será oferecida aos residentes uma infraestrutura de trabalho, incluindo um gabinete de estudo, durante o período de desenvolvimento do projeto de pesquisa.
 
São duas as modalidades de vinculação: a residência de programa de pós-doutorado e a residência de programa de pesquisador/a. A primeira modalidade estimula pesquisas em nível avançado e cria condições para que o acervo da Biblioteca seja explorado e divulgado, contribuindo para o desenvolvimento dos estudos brasileiros. Os projetos devem prever a permanência na Biblioteca de seis a 12 meses, prorrogáveis por igual período.
 
Já a residência de programa de pesquisador/a, tem o objetivo de atrair pesquisadores/as qualificados/as e com experiência em estudos brasileiros, que colaborem na organização de seminários, colóquios e cafés acadêmicos, abordando aspectos da pesquisa desenvolvida e que contribuam para o intercâmbio de ideias e a divulgação do acervo da Biblioteca. Os projetos dessa modalidade devem prever a permanência de um a seis meses, prorrogáveis por igual período.
 
Os/as pesquisadores/as interessados/as devem possuir pelo menos o título de doutor/a e experiência de pesquisa na área de estudos brasileiros. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de junho. O edital completo está disponível na página da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Mais informações pelo e-mail bbm@usp.br.
 
via USP Imprensa

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas