Domingo, 24 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Perspectivas Antropológicas Contemporâneas sobre os Índios no Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Museus e Bibliotecas, Cultura, Antropologia, Ciências Humanas e Sociais

Inscrições abertas para a Escola de Verão 2017: “Perspectivas Antropológicas Contemporâneas sobre os Índios no Brasil” que acontece no Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa) e Museu Nacional de Etnologia de 26 de junho a 12 de julho de 2017.

O curso tem como tema principal o debate sobre o conhecimento e a vivência da terra sob perspectivas ameríndias. Abordaremos a revitalização das discussões sobre animismo na antropologia (com tópicos comparativos), o multinaturalismo, o papel da visão para o conhecimento, a posse da terra em sentidos múltiplos e o papel específico dos deslocamentos no espaço para uma compreensão integrada da cultura, da história e da política dos índios no Brasil contemporâneo.

O curso integra também uma compreensão da forma como os índios no Brasil guiam, desviam e transformam a luta política pela defesa da terra. Questões do conhecimento ameríndio pela visão e a filmagem e pela estética serão igualmente foco de um dos módulos e de uma conferência do curso.

A formação é direcionada a alunos de no último ano da licenciatura em antropologia ou áreas afins; alunos de cursos de mestrado ou doutoramento em antropologia ou áreas afins e a profissionais ligados às áreas da cultura e da museologia.

Coordenadora: Susana de Matos Viegas (ICS-UL)
Docentes e Conferencistas: Susana de Matos Viegas (ICS-UL); Aristóteles Barcelos Neto (Sainsbury Research Unit, UK); Silvia Espert Bonbim (St Andrews Universitu, UK); Rodrigo Lacerda (Programa de doutoramento FCT em Antropologia, FCSH-UNL/ISCTE-IUL).

Mais informações na convocatória em anexo e na página da ICS-ULisboa.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas