Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
Formação

“Papéis Perdidos”: curso breve por Paulo Franchetti na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento:

Ciências Humanas, Edição, Formação

No próximo dia 16 de maio, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Paulo Franchetti lecionará um curso breve, entre as 10h e as 18h, com o título geral “Papéis Perdidos – a publicação e a docência universitária”. O curso é uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

O curso está organizado em dois módulos: Módulo I – Editoras universitárias: para que servem? O caso brasileiro: história e crítica da edição universitária no Brasil; Módulo II – A questão do mérito nas ciências humanas (e não só).

Paulo Franchetti é uma das mais distintas figuras da universidade brasileira. Desde 1986 foi professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorou-se pela Universidade de São Paulo em 1992. Ainda na UNICAMP, obteve por concurso público o título de Livre-Docente (1999) e, posteriormente, o de Professor Titular (2004). Aposentou-se, em 2015, continuando, porém, vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem como professor e orientador de pós-graduação. Integra o Conselho de Acompanhamento do programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, da FLUC. Tem uma vasta obra sobre literatura brasileira e portuguesa.

De maio de 2002 a maio de 2013, dirigiu a Editora da Unicamp e presidiu ao seu conselho editorial. Durante esse período, após completa reformulação académica, administrativa e comercial, a Editora da Unicamp foi premiada 7 vezes com o Prémio Jabuti e, em pesquisa realizada junto à comunidade artística e académica por um suplemento cultural de jornal de grande circulação, foi considerada a quarta mais importante editora do Brasil, no segmento público ou privado, no que toca ao interesse universitário do catálogo.

Informações mais detalhadas sobre o curso e o seu autor, bem como um formulário de inscrição, podem ser encontrados aqui. Serão atribuídos certificados de participação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas