Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Oficina | 2º Módulo: Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Sociais, Saúde

III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES 
28 de outubro de 2017 a 27 de outubro de 2018
CES-Lisboa e CES-Coimbra

II Workshop | 2º Módulo obrigatório (1 dia; 8 horas)  para os inscritos na modalidade curso completo -  confere a atribuição de 10 pontos no âmbito do III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES.  

  • Conteúdos - Impactos neurológicos e endocrinológicos do Trauma psicológico e os mecanismos neurofisiológicos e imunológicos que interligam saúde/doença e experiência traumática.
  • Formadores/as – Albino Oliveira-Maia (Neuropsiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Raquel Soares (Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Sara Andrade (Investigadora Auxiliar, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde-UP, IPATIMUP). 
     

Notas biográficas: 

Albino Oliveira-Maia - Neuropsiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud. Estudou medicina na Universidade do Porto e obteve seu doutoramento no Duke University Medical Center nos EUA. Atualmente, é residente em psiquiatria e saúde mental no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud e desenvolve investigação nesta área em estreita colaboração com a equipa de cientistas do Programa Champalimaud de Neurociências. Os seus interesses de pesquisa incluem o estudo de circuitos gustativos e de recompensas alimentares, bem como estados de saciedade e mecanismos cerebrais de controle de ingestão de alimentos.

Margarida Figueiredo-Braga - Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadora do I3S. Interessa-se pela investigação e ensino da Comunicação Clínica e relação terapêutica, sendo membro fundador da SP3CS (Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde). Doutorou-se em Medicina em 2009 com a tese “Depression and Immunity: Lessons from a study of SLE Patients”, tendo como outros interesses de investigação científica o impacto de eventos de vida e do stress no sistema imunitário e os fatores psicológicos e biológicos na resiliência ao stress e depressão. É investigadora associada do Centro de Trauma/CES-UC, membro do Board of Directors da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) e igualmente membro do Conselho Editorial do European Journal Of Psychotraumatology.

Raquel Soares - Professora Catedrática de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Concluiu a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da UP em 1986, o mestrado em Oncobiologia pela FMUP em 1996, o doutoramento em Biologia Humana e a agregação em Metabolismo – clínica e experimentação, em 2009 também na FMUP. A sua investigação foca-se nos processos vasculares e inflamatórios associados a várias patologias (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios oculares vaso-proliferativos, cancro), bem como a sua aplicação no desenvolvimento de estratégias de regeneração tecidular. É autora de 106 artigos por extenso, indexados na ISI (índice h= 24). É diretora do departamento de Bioquímica, e do departamento de apoio à investigação e pós-graduação da FMUP. Dirige ainda o programa doutoral em Metabolismo – clínica e experimentação, focada nas doenças metabólicas. Coordena o grupo de investigação em “Metabolismo, nutrição e endocrinologia” do I3S.

Sara Andrade - Investigadora Auxiliar, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde-UP, IPATIMUP. Afiliação a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto -  Departamento de Biomedicina, IPATIMUP e I3S. Possui Licenciatura em Bioquímica pela Universidade do Porto, Portugal, onde começou a desenvolver um interesse pela investigação nas áreas da obesidade e do metabolismo. Prosseguiu para um Mestrado em Genética Molecular na Universidade do Minho, desenvolvendo um estudo de prova de conceito sobre o desenvolvimento de uma vacina anti-grelina para o tratamento da obesidade no Departamento de Anatomia do ICBAS-UP. Finalmente, completou recentemente um doutoramento em Endocrinologia na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Seus principais interesses de pesquisa centram-se na dinâmica genética das células cancerígenas, no desenvolvimento de possíveis terapêuticas para a obesidade e as implicações que esta condição pode ter tanto no desenvolvimento como nos prognósticos de outras doenças, como doenças cardiovasculares e cancro.

 

PROGRAMA

09h30 | Acolhimento dos participantes

10h00 | “Neurobiologia e neurofisiologia das emoções no trauma: cérebro e sistema endócrino"- Albino Oliveira-Maia

11h00 | Pausa

11h30 | “Associação entre obesidade e depressão: inflamação e outros fatores” - Sara Andrade e Raquel Soares

13h00 | Almoço

14h30 | “Experiências traumáticas e depressão -  O papel do sistema imune” - Margarida Figueiredo-Braga

16h00 | Pausa

16h30 | Síntese e encerramento

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas