Domingo, 28 de Abril de 2024

Metodologias Qualitativas em Ambientes Digitais

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Sociais

Na última década os estudos sobre a socialidade digital e seus múltiplos desdobramentos técnicos e sociais ganharam destaque em diversas áreas do conhecimento e, gradativamente, vêm se tornando um campo de estudo interdisciplinar, com categorias e referenciais teóricos próprios. A pandemia de Covid-19 demarca um “giro de digitalização” das relações sociais e os percursos investigativos encontraram nos ambientes digitais uma inigualável expansão de fronteiras.

O curso irá discutir alguns aspetos da “cultura ciber” e os usos sociais das mídias digitais. A principal premissa é que as diferentes plataformas digitais disponibilizadas pela Internet 2.0 atuam como contextos discursivos, ou seja, contextos de enunciação que se estabelecem na interação humano x algoritmo, com um forte caráter performativo. Esses aspetos delineiam a natureza dos dados, bem como a relação pesquisador-participantes da pesquisa e devem, portanto, ser problematizados.

Candidaturas até 15 de maio através do nosso site ou pelo e-mail escolas@ics.ulisboa.pt